6 de abril de 2010

Desabafo de filha...

Recebi o comentário abaixo num dos posts, mas ainda não sou mãe de adolescente e por isso decidi postar aqui para que outras mamães possam ajudar nossa leitora anônima, que tem apenas 16 anos... Não sou mãe de adolescente, mas já fui uma e passei pelas mesmas coisas, de me sentir feia, perdida e infeliz. Mas tudo isso passa, apesar de parecer que não. Acho que você deveria conversar com seus pais, falar como se sente... tenho certeza que isso melhorará a relação de vocês. Coragem!

"Meu comentário não tem nada a ver com o artigo, é que pelo nome do blog senti que podia desabafar. Tenho 16 anos e me sinto muito feia, aliás, eu sou muito feia. Meu nariz é feio, meu corpo é feio. Tenho todos os defeitos que possam imaginar, uso óculos e são bem fortes e ainda por cima preciso usar aparelho nos dentes, vou virar a 'Betty a Feia' com a diferença é que eu nunca vou ser bonita, meus pais também são um problema. Eles não me deixam sair com minhas amigas... Agora estou no terceiro ano e nunca mais beijei ninguém, minhas 'amigas' me zoam por isso, elas são mais bonitas que eu e podem sair à vontade. Antes eu e minha amigas éramos mais unidas, mas elas começaram a sair e me deixaram de lado. Somos três, então as outras duas ficam falando sobre um monte de coisas e eu sempre sobro no recreio das aulas, fico sozinha na biblioteca da escola... Às vezes acho que minha vida não tem nenhum sentido...desculpa por usar esse espaço para falar, mas eu precisava e se puder me responder vou adorar..."

17 comentários:

  1. Bom,
    a vida pode estar parecendo uma droga agora e não adianta o que se fale, parece que não há remédio pra tudo o que está acontecendo. Como vc, já fui uma adolescente acima do peso, de joelhos pra dentro, motivo de piada. Mas quer saber? Um dia resolvi que não ia mais ser aquilo. Se fosse continuar gordinha (já que além dos costumes tem a genética), que as roupas me ajudassem, se o óculos era inevitável, que fosse a armação mais bonita e o principal: se falassem de mim, que falassem direito, bem ou mal. Demorou, doeu, rios de lágrimas e muita revolta. Mas passou. Passou depois que eu botei na minha cabeça que o que importava de verdade era eu mesma e não o que os outros faziam ou deixavam de fazer. Hoje, que faz tempo que não sou adolescente, mas continuo gordinha e de óculos, vejo que foi um período necessário. Mudei, casei, tenho um filhote pra criar, uma profissão, uma vida linda. Só uma dica: Não se tranque. Nem em suas tristezas, nem na biblioteca. Converse com as suas amigas, tenho certeza que elas vão entender e conversar sobre outras coisas que você se sinta mais a vontade. Bjoca
    Carol Garcia

    ResponderExcluir
  2. Passei por coisas muito piores do que as suas, embora também tenha tido meu tempo jnuto a tudo aquilo de me sentir feia, isolada e excluída.
    Só apenas não sou mãe também. Quando tinha sua idade, também passei por coisas terríveis. O que vc precisa aprender é que não importa se voê é feia ou não. Fora isso, tenho certeza de que você está fazendo tempestade num copo d'água. Você apenas está se sentindo feia pela rejeição dos outros, mas você não é feia.
    Pela questão das suas amigas, fala sério. Amiga que é amiga não te exdclui desse jeito. Só se ela for imatura demais. Tente abrir seu leque de amizades, não se feche em apenas um pequeno grupo. Tente conhecer novas pessoas. Tenho certeza que na sua sala tem no mínimo 20 alunos. E não se sinta feia nem nada disso. Se você mesma vê isso em você, todos os outroas verão também. Conheço gente feia pra chuchu, feia meeesmo, mas são amadas por todos e sempre que chegam é a alegria do grupo. Isso consta apenas no seu modo de tratar as pessoas a sua volta e a sua reação quanto as coisas deles.
    Saiba amar seus amigos que eles a amarão.
    Quanto aos seus pais, é normal que eles não deixem você sair por onde quiser, eles querem o seu bem e te protejer de todo o mal que abala as cidades, vc deve assistir jornal, tem uma noção de como é. Quando você tiver filhos, vai entender. Mas conversa isso com eles. Eles também não podem te proibir tudo. Você precisa crescer e ter experiências (cuidado com isso, não leve o que eu estou falando pro outro lado, vc não precisa experimentar drogas nem o sexo com qualquer um). Digo pelo fato de que você precisa amadurecer algumas coisas, e isso seus pais não podem fazer por você. Outra cosa: você disse que está no terceiro ano, certo? Vestibular tá chegando, e vc precisa estar bem psicologicamente pra isso. Não deixe isso te afetar. Tente resolver antes da prova chegar.
    E fique tranquila. Tudo a seu tempo.

    Que Deus te abençoe =]

    cHiLeNa - Goiãnia

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que eu fazia quando eu sentia dificuldade de ser ouvida pelos meus pais? Eu escrevia.
    Os pais de "antigamente" não são tão abertos ao dialogo como nós os pais da "atualizade" somos.
    Então eu escrevia muito e meus pais se emocionavam pois eles poderiam ouvir tudo aquilo de mim mas não me davam oportunidade de ouvir meus sentimentos e entender meus argumentos

    ResponderExcluir
  4. Olha entendo vc , quando estamos com a auto estima baixa parece que nada vai bem , se trancamos , se isolamos e parece que esta todo mundo nos olhando ou falando mal , mas entenda muitas vezes pode ser da nossa cabeça , começamos a imaginar que todos estão contra nós , seus pais por ex.eles te ama e por isso quer protege la da violencia que estamos vivendo sou mãe sei o que é isso , masvc pode tornar seus pais seus melhores amigos , então chame os para uma conversa e se abra com eles da mesma forma que vc se abriu aqui no blog e tenho certeza que eles vão te entender, outra coisa suas amigas talvez vc não esta dando espaço para elas se aproximarem , quando estiverem falando de algum assunto que vc não participou mesmo que seja de um namoradinho ou de uma balada que vc não foi , opine, converse de risada pergunte como foie tente participar e também de fazer novas amizades, tente mudar o corte do cabelo , as roupas , uma maquilagem talvez , mas não fique se achando feia pq não é , não existe pessoas feias , cada um tem sua beleza do seu modo , outra coisa o importante e nossa beleza interna e sei que vc tem essa beleza que se chama humildade , simplicidade , vai em frente garota e seja feliz o seu futuro será resultado do que fizer agora e sua vida quem administra é vc então faça da melhor maneira possível e faça valer a pena!Se quiser conversar estou as ordens , meu emaill é silvia.edu@ig.com.br , estou aguardando.Beijos !!!!

    ResponderExcluir
  5. A minha xará Fernanda tem razão. Sempre tive dificuldade de expresar meus sentimentos, pois meus pais tb eram muito fechados. Eu escrevia uma carta para o meu pai, e lá eu sabia colocar as palavras certas q n sabia colocar qd falava e meu pai sempre acabava chorando, me chamando p conversar e compreendendo o q eu tinha a dizer. E olha q meu pai era do tipo matuto, da roça, mas se desmanchava com uma carta minha.

    ResponderExcluir
  6. É complicado ser adolescente. Já fui, há muitos anos, hoje tenho filhas e trabalho com jóvens.
    Vc não está só em seus sentimentos, este é um momento que muitos conflitos internos surgem e os pais acabam sendo o pararaio da sua luta para firmar o seu próprio eu. Os pais fazem o que consideram o melhor para os filhos e os protegem.
    Vc vai perceber que quanto mais vc se aceitar e se gostar mais vai atrair as pessoas para vc. Descubra algo que vc faça muito bem e use essa habilidade para preceber o quanto vc tem para trocar com os outros.
    Leve o que construiu na sua mente com as leituras da biblioteca e use para conversar.
    Escreva sobre vc, isto faz muito bem
    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi, espero do fundo do meu coracao que voce volte aqui e leia esses comentarios, pois eles sao de grande valia.
    Sei muito bem o que voce esta sentindo, sempre fui a que ficava de lado, a magrela, feia, de oculos e aparelho; sempre estive atras de minhas amigas, elas eram as que ficavam com os rapazes mais bonitos, elas eram as mais bonitas e eu? Ate que um dia eu cansei e comecei a fazer coisas que eu gostava, a partir dai, conquistei novos amigos, fiz minha turma e aos poucos fui descobrindo que eu tinha muitos outros talentos, alem dos fisicos.
    Com certeza seus pais so estao tentando te proteger, e isso nos so entendemos depois, bem depois. Tente ir com calma, conversando e conquistando a confianca deles. Por exemplo, se um dia ele deixarem voce sair e disser que voce tem que voltar as 10h da noite, volte na hora certa, talvez da proxima vez eles deixem voce ficar um pouco mais. Confianca se conquista aos poucos.
    Um abraco e quando der venha nos dar noticias.
    Gra
    meu e mail: gra_flor@hotmail.com
    caso queira conversar ou desabafar, sera um prazer ter uma nova amiga, mesmo que virtual

    ResponderExcluir
  8. ola ceila e sueli tou a sentir uma grande necessidade de desabafar com alguem, lembrei me de vir á net e procurar um blog onde pudesse falar de um problema que acabei de ter com a minha mãe...
    O meu nome é Mena sou portuguesa e em julho vou casar, o meu namorado teve de ir trabalhar para a belgica para juntarmos dinheiro para comprar-mos a nossa casa, ta aser muito doloroso para nos os dois estar-mos longe um do outro, sinto muito a falta dele...
    Bem mas o que me levou a vir aqui foi que ainda a pouco a minha mãe me disse na cara para ter cuidado porque je que o meu namorado esta longe com certeza que procura lá outras mulheres, eu nao gostei do comentário dela e acabamos por discutir, eu sei que ela só quer o meu bem mas ta a ser tão dificil estar longe dele e eu preciso é de apoio não é que me metam minhocas na cabeça...
    Tou a precisar que me aconselhem,por favor nao sei o que pensar...

    ResponderExcluir
  9. Ai eu tenho 13 anos e eu me acho muito muito feia,assim me olhando no espelho de frente eu me acho linda sabe,so que de perfil meu nariz é muito grande e feio !! e nao é nem por isso é por causa do conjunto com a boca etc.. :'( e eu fico doente doente mesmo com isso tem mais de um ano ja q eu to assim por causa desse meu nariz e tbm nao é so o nariz,eu nao tenho corpo nenhum,mas minha mae insiste em dizer q eu so linda e maravilhosa :((((((((,hoje mesmo eu nem fui pra escola por causa disso,as vezes eu tento esquecer isso so q nao da,eu fico me comparando com minhs amigas nenhuma tem nariz tao grande quanto o meu ! e tem umas q ate tem so q nao sao feias q nem eu sou,e eu me sinto tao mal eu choro por causa disso e eu tento botar na minha cabeça q nada disso importa q o q importa é o jeito da pessoa e tal,e alem disso tudo eu ainda sou timida :( eu queria q me ajudassem :(((((((

    ResponderExcluir
  10. Ao contrario de voces eu sou homen e meus problemas nao sao os mesmos de voce's , bem as vezes eu gostaria de menina , bem sou adolecente tenho 15 e ser adolecente nao e nada facio , as pessoas o julgam ,bem eu nao ligo muito mais aos poucos eu vou me consumindo por dentro ,com alguns comentarios ruins a meu respeito , e pesoas que eu julgavam de confiança aprendi da pior forma que nao se pode confiar nas pessoas , meus melhores amigos , nao servem pra muitas coisas ,quando eu preciso deles eles nao me entendem , e nao me ajudam , por iso eu gostaria de ser menina , meninas tem uma amizade muito linda ,eu fico no colegio so admirando elas cochichando contam seus segredos uma pra outra e sempre se ajudam quando precisam,mas eu so fico no meu quarto que eu tenho que dividir com meu irmao ,tocando violao ou desenhado ,sao as unicas coisas que me acalmam depois de um dia ,todo dia e a mesma coisa eu ja nao aguento mais. é isso espero que respondam meu post.

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu tenho 17 anos, Eu resumiria minha vida de uma maneira que começa agora. Nasci em Niteroi, no dia 23 de maio de 1993, morei até os 10 anos de idade lá. Depois me mudei pra o interior do Rio de Janeiro, Cidade Chamada Sumidouro, Região serrana do Rio de Janeiro, morei 1 ano com meus avós, e depois começei a morar com minha mãe. Começei a namorar com 12 anos, e começei a ter liberdade com essa idade.. Namorei um menino Chamado Danilo, ele tinha 16 anos, e morava aqui mesmo. Meu primeiro namorado, namoramos 2 anos e 8 mesês, Nosso namoro foi rompido por um Acidente de Moto que ele sofreu no dia 25 de agosto, Ele morreu de Morte Celebral. Pra mim foi o fim do mundo sabe, perdi quem eu amava muito, dai foi dificil recomeçar a vida e a rotina sem ele. Demorou mais graças a Deus eu consegui seguir em frente, não esqueçi totalmente dele, sempre há uma lembrança dele e de todos os momentos que tivemos juntos.. depois de algum tempo eu ficava aos poucos com outras pessoas mas não consegui namorar.. depois namorei outro garoto o Juninho, durou 2 meses, terminamos por motivo de traição da parte dele.
    Depois custei novamente me relacionar, eu ficava com os outros sem compromisso.. depois eu conheçi outra pessoa.. namorei ela 8 meses.. mas nao deu certo.. por parte da familia dela.. terminamos, depois namorei outra pessoa que era comprometida, e tambem nao deu certo.. dai eu nao queria mais namorar ninguem .. fiquei um bom tempo solteira novamente.. dai depois conheçi outra pessoa, pela a qual me apaixonei assim de vista.. senti muita atraçao.. troquei msn, orkut com ela.. e começamos a conversar.. depois marcamos de ficar, ficamos, e eu nunca senti aquilo sabe.. uma felicide tão grande um amor que nao sei de onde veio.. começei a gostar dessa pesssoa e começamos a namorar, namoramos 2 meses.. depois ela terminou comigo por motivos que até hoje não consigo compreender.. depois disso eu não conseguia esqueçer essa pessoa dejeito nenhum.. entao agente ficava as vezes e aquilo me fazia um bem tao grande e eu achava que podessemos voltar.. mas com o tempo não sei o que houve que aconteçeu muitas brigas.. e atitudes tanto minhas e como delas que eu não consegui compreender.. que ela acabou se apaixonando por outra pessoa e eu tive que desistir de tudo, tudo o que eu havia planejado e e.t.c .. nos primeiros dias foi dificil, dai então resolvi juntas minhas proprias forças e fazer de tudo pra esqueçer.. e como tempo.. eu fui esqueçendo algumas coisas sabe.. fiu me controlando.. fui me afastando.. porque aquilo era um modo de esqueçer seila.. Amei essa pesso durante 1 ano bom, vamos dizer que ainda a amo, mas acho que não tem mais volta porque quando é pra aconteçer é pra aconteçer e seila acho que ela nunca gostou de mim sabe.. seila. Acho também que eu não devo amar ninguem e nem ninguem me amar, porque quem me ama eu faço sofre e quem eu amo me faz sofrer sabe, nunca da certo , acho que não é o momento certo, e deemora apareçer esse momento, que eu encontrarei uma pessoa certa pra mim. E enquanto isso vou vivendo, saindo curtindo com meus amigos, ficando sem compromisso.. Estou pro mundo sabe. Sem dono. seila acho que é assim que arrumo uma maneira de não sofrer e não fazer ninguem sofrer.

    ResponderExcluir
  12. olá tenho 14 anos,meus pais se separam quando eu tinha apenas 2 anos, minha mãe casou com outro homem teve dois filhos com ele, ele me trata super beim. mais eu percebo ki minha mãe gosta mais dos meus irmãos do que di mim, as vezes mim sinto como se eu naum fizesse parte dessa familia. minha mãe naum me entede alendo mais eu naum conversso com ela, tipo naum conversso como amigas ki conta tudo uma pra outra. ela axa ki eu naum gosto dela e neim dos meus irmãos. mais é claro ki eu gosto deles, pq ki eu naum vou gostar da pessoa ki me pós no mundo, da pessoa ki me criou praticamente sozinha, pq meu pai neim lembra de mim num vei me visitar neim nd.
    quando eles se separaram minha mãe me falou ki eu quase eloukecia ela me levou no médico e td as vezes eu delirava ficava chamando pelo o meu pai.
    minha mãe fala ki eu sou muito enguinorante e td ki eu naum gosto dela ki eu sou muito zangada, mais naum é nd disso eu acho ki eu ainda nuam superei até hj a separação deles eu vejo minha irmã e meu irmão chamando meu padrasto de pai isso me doi muito em mim, as vezes vejo minha mae, meu padrasto, minhã irmã e meu irmão todos reunidos na cozinha ou em algum lugar e eu fico jogada pelos cantos eu me sinto como se eu naum fosse dessa familia. naum conta nd do ki eu faço pra minha mãe pois sei ki ela naum vai me enteder e vai brigar muito comigo e depois ela vai falar para a minha avó e minha avó vai falar para o meu tio e a familia toda vai saber e depois todos vem brigar comigo falando ki eu naum presto e num sei mais oq.
    minha mãe naum deixa eu sair com minhas amigas, naum deixa eu falr com menino nenhum. a noite ela vai para a facudade e eu fico em casa cuidando dos meus dois irmãos naum saio pra lugar nenhum o único lugar ki eu saiu é para um club ki tem akie na minha cidade e agora fudeu tudo. pq ela viu uma msg de um menino ki mandou pra mim me chamando de amor, mais num tem nd aver, mais num adianta eu falar pq ela naum entede e o único lugar ki eu saia agora naum vou mais, a não ser com ela, naum sei mais oq fazer.
    me sinto muito triste, eu me sinto solitária, todas as coisas ki eu escrevo eu são de coisas tristes.
    hj quando ela chegar da facudade vou converssa com ela e explicar tudo, mais tudinho msm vou explicar sobre a msg vou falar tudinho msm...
    e é isso torção por mim por favor...
    e foi mal ai pelos erros de ortografia.

    ResponderExcluir
  13. Não sei mais o que eu faço da minha vida, quanto mais eu rezo mais problemas me surgem. Mas eu nunca perco a fé de que algum dia eu vou conseguir, eu sou muito sozinha não tenho ninguém pra desabafar minha irmã mora longe daqui e eu sinto muita falta dela. Meus pais so se brigam e eu tenho que ficar ouvindo tudo isso quieta sem poder falar nada, passo parte do meu dia chorando e ainda pra piorar eu amo muito um menino e ele também diz que me ama mas meus pais não aceitam que eu namore com ele. Ele já me convidou pra fugir com ele muitas vezes mas eu tenho medo de fazer isso pois ainda sou muito nova e ele também. Tem dias que sinto uma revolta muito grande e preferia nem ter nascido. Poderia me dar algum conselho por favor. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  14. ola eu sou a A. Eu tenho uma vida muito complicada pois não tenho muitos amigos. Eu tinha uma melhor amiga mas outra pessoa " roubou-ma". Eu estou sempre a ser gozada pelos meus supostos amigos. Obrigado por lerem este meu desabafo

    ResponderExcluir
  15. às vezes é dificil fazer amigos ou porque somos gordos, ou calados mas vale sempre a pena tentar encontrá-los. senão é na escola tenta descobrir novos amigos na ginástica, na dança , na natação ,etc. Os verdadeiros amigos são aqueles que se conquistam ao longo da vida,nunca nos abandonam , mas também não nos dizem sempre que sim a tudo. Se ficaste sem amiga era porque não era grande amiga apenas uma conhecida. Não te esqueças aquilo que não nos derruba fortalece-nos. Nunca olhes para baixo por muito que te gozem , olha em frente e mostra que és forte e mostrarás aos outros quem és e como és valente e corajosa que triunfarás nesta vida.

    ResponderExcluir
  16. olá eu tenho 14 anos e não sei oque eu faço pois minha mãe não deixa eu namorar e nem fala sobre aquelas coisas que toda mãe deveria falar pras filhas na adolescência ,tipo eu gosto de uma pessoa que eu ja namorei mas quando minha descobriu ela ficou louca e um dia depois o conselho tutelar ja tava aki na minha casa e me falaou um monte de coisas .Minha mãe é solteira , meu pai morreu quando eu tinha 4 anos eu amava meu pai mas que tudo até mesmo minha mãe as vezes eu penso que eu deveria amar mais minha mãe porque ela criou 2 filhas sozinhas mas realmente eu não consigo ou pode até ser que eu a ame mas não gosto de demonstrar nen pra mim mesma ,quando eu vejo minhas amigas conversando com a mãe e o pai delas eu queria tanto que minha fosse assim igual a dela noa somos em 3 amigas e todas as 2 se dão muito bem com suas mãe eu ate pedi com quantos anos minha mãe ia me deixar namorar enquanto ela estava na internet e ela disse com dezoito eu quase chorei quando ela disse isso ,minha melhor amiga tem 15 anos e tem um namorado ja faz um ano minha vida e tão complicada eu gostaria que tudo fosse como a daiane esse é o nome da minha melhor amiga também tem a klezia mas a daiane sabe é mas pra valer a amizade ela ja não é mas virgem e ela fica só falado em sexo com uma outra doida la da minha sala e por conta de que eu ainda ser virgem eu fico meio que perdida depois que minha mãe descobriu que eu tava namorando eu fui morar com o meu padrinho um homem muito severo eu fiquei morando na casa dele por uns 4 meses e pra piorar ele morava na fazenda depois que minha mãe me colocou pra morar com ele eu praticamente não vinha na casa da minha mãe mas não porque ele não deixava era porque eu não queria olhar mais pra minha mãe eu estava com 13 anos e na oitava série aki na nossa cidadezinha toda aturma de oitava série e terceiro ano faziam festa ao longo do ano para arrecadar dinheiro pra no final do ano nos irmos viajar e ela o meu padrinho disse que se eu fosse mas de 5 vezes pra diretoria no ano eu não poderia ir viajar final do ano depois desses 4 meses eu vim embora pra minha casa depois que cheguei aki deu até ma certa vontade de voltar porque minha madrinha ate me entendia e conversava comigo mas minha mãe não ai depois fui levando a vida ai chegou o final de ano e o natal ,a minha festa de natal eu queria ter passado aki na vila é assim que chamamos a cidade mas minha mãe me obrigou a ir ate porque eu não tenho idade pra ficar aqui sozinha ai depois da festa passado uns 7 dias vieram me acusando de ter roubado 1.400 reais e uma corrente e um brinco de ouro vei eu fiquei em depressão eu acho depois desse dia eu nunca mais quis saber de família porque praticamente toda a minha família nao acreditou em min ja que quase toda mora na fazenda,faz tem po que eu não vou mas na casa de nenhum deles até logo porque minha mãe acbou de chegar ja reclamando como sempre sempre que eu dexar esse numero 159951 é a mesma pessoa ta obrigado mas eu volto porque eu ainda não terminei

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho 13 anos , boom ningem sabe como minha mae é ela passa de boazinha pros outros chega em casa e é outra pessoa e eu me pergunto será que sou a pior filha do mundo ? pois vive me chingando acha que nao tenho sentimentos acho que ela precisaria de uma filha que bate-se nela , que era drogada pra ela da valor pra mim porque ta dificil :// e depois tudo que acontece ela fala que é por extresse eu também fico extressada e nao fico descontando nos outros ://

    ResponderExcluir