23 de março de 2009

Coisa de menino, coisa de menina...

- Mãe, isso é de menina ou menino?

Mais de uma vez, meu filho me questionou sobre um brinquedo ou DVD. Minha resposta é sempre a mesma, tanto faz. Ele tem dúvidas, já que na escola os amigos sempre falam que "empurrar carrinho de boneca" é coisa de menina, "rosa" é cor de menina, "fada" é coisa de menina.... "panelinha" é brincadeira de menina...

Sinceramente, não vejo problema algum deixar meu filho empurrar o carrinho de boneca, já que o pai dele também empurra o carrinho do filho... E é por ai que tento responder suas perguntas! Ele adora brincar de cozinhar, tanto que quando pergunto "o que você vai ser quando crescer?", a resposta é sempre a mesma: chef! Ele gosta de panelas, fogão e geladeira... O pai dele cozinha, ele vê na tv os homens cozinhando... e porque ele não pode fazer o mesmo?

Acho uma bobeira sem fim definir essa coisa de "pra menino" e "pra menina". A melhor amiguinha dele adora brincar de trem e computador! Quando ela vem em casa, meu filho fica na cozinha, enquanto ela vai para o "escritório". Coisas dos tempos modernos...

Cor também é um problema... Outro dia, meu filho me pediu um celular... O único que tinha era um celular cor-de-rosa. Comprei! Minha amiga me disse "se eu der um celular rosa para meu filho, meu marido me mata". Quase morri de rir... Em casa, não temos esse rigor... Rosa é cor como qualquer outra... ´

E você, como trata do assunto em casa?

26 comentários:

  1. Legal seu post!
    Tb acho uma bobeira esse lance, mas eles mesmo criam isso.
    Uma vez, minha filha tinha uns 4 anos, e pediu um carro a "papai noel", muita gente achou que eu não deveria dar.
    Mas dei!
    Ela amou!
    Curtiu o carrinho dela numa boa, depois esqueceu e deixou pra lá.
    Sugeri que odar e ela topou!
    E nem por isso, hj ela com 8 anos, é menos feminina, vaidosa, etc.
    Adorei seu relato.
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Sueli aqui em casa nao tem isso nao.
    E pela experiencia que eu tive, quando trabalhei em escola por aqui, meninos e meninas brincam de tudo. Meninas de carrinhos e trens, meninos com bonecas e panelinhas. E nunca vi nenhum pai reclamando nao.
    Os beneficios que as criancas tem com as brincadeiras simbolicas sao tantos, que eles deveriam ser motivo para que o preconceito fosse deixado de lado, especialmente no Brasil.
    Um abraco e desculpa o comentario grande
    Gra

    ResponderExcluir
  3. Acho que você está certíssima ao tentar criar seu filho sem esses "tabus" imbecis que os adultos inventam, e depois não sabem nem explicar ou se livrar deles. É tanto absurdo que a gente vê por aí... Tem pais que levam essa bobeira tão a sério, que acabam prejudicando a liberdade de pensamento dos filhos, deixando-os psicologicamente confusos. Bobagem...

    ResponderExcluir
  4. Sueli, minha filha estuda em escola Waldorf. E, a escola nos ajuda muito em quebrar esses estereótipos de coisa de mennino e coisa de menina. É muito fofo ver os meninos chegando na escola com bonecas de pano e cuidando como as meninas cuidam. Assim como chegam meninas com carrinhos puxados por cordinhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa coisa de coisas para meninos e para meninas é mais uma invenção da indústria e do comércio para criar novas necessidades, do que uma coisa que parta das crianças e mesmo dos pais!

    Tenho uma filhinha de um ano e quatro meses e desde que ela nasceu eu evito deixá-la muito "menininha-que-só-gosta-de-rosa", então procuro comprar roupinhas de cores diversas - e não apenas rosa ou lilás, embora seja difícil encontrar roupas "neutras", e também optei por não furar as orelhinhas.

    Também não privilegio as bonecas na hora de brincar, na verdade, o brinquedo proferido dela é uma "Totoca" de bombeiros do Cebolinha, que ela sai empurrando pela casa.

    Então acho super bacana essa sua postura democrática e não-preconceituosa! Amei o post!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, muito obrigada pelos comentários! Muito bom saber que outras mães também pensam assim! Sabe que aqui tem uma escola Waldorf... vou até lá dar uma olhada, quem sabe... ahhaah
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi hj estou muito triste pois meu cunhado disse que tenho que levar meu filho ao um psicologo ..porque gosta de brincar de cozinhar e de bonecas e outros.......eu não tenho nenhum problema ,,sei que ele não tem malicia nenhuma..mas a vida não é assim ....cada um tem su a opinião...
    me ajudem estou pirandooooo de tanto isso pode ,,ou isso não pode..........
    obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Lúcia, não esquenta a cabeça. meu filho adora brincar de cozinhar e de dar comidinha para os amigos de pelúcia dele. No Natal do ano passado, compramos um fogão com forno e pia para eles, e mais panelinhas e comidinhas de plástico. Ele adorou! Tá curtindo a infância, sendo criança. Na cabeça de uma criança não existe essa diferença que os adultos criam. Aproveite e curta com seu filho! Abs
    Sueli

    ResponderExcluir
  9. OI, gente! Meu filho tem 8 anos e gosta de jogar videogame da hanna montana, e ai o que eu faço?
    Rosne

    ResponderExcluir
  10. Ontem meu marido, me chamou e disse que estava com um problema com nosso filho de 3 anos. Perguntei o que era. Ele disse que nosso disse que gosta de meninos. Eu falei pra ele, você tá louco, ele gosta de meninos, porque prefere as brincadeiras de meninos, gosta de brincar de bola, de carrinho, de lutinha, jogar video games, coisas que normalmente as meninas não fazem, por isso acredito que ele disse isso. Mas confesso que ele me deixou confusa por isso vim buscar na internet. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  11. Sei lá eu já procurei pisicologos e opinioes na internet sobre o meu filho de quase 5 anos que desde os 2 anos adora coisas de menina e nas suas brincadeiras sempre tem uma boneca e se não tiver ele inventa uma, seja com um pano ou com qualquer outro objeto! Fico muito confuza!Um dos pisicólogos que procurei me orientou a distancia-lo de bonecas! sofro por não entender o porque de tanta adoração por bonecas e objetos femininos!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua opiniao, mas se eu fosse vc sentiria um poko de receio, é otimo mostrar para o guri desde pequeno q homem e mulher sao iguais , mas, o problema é q criança é maldosa e muito maldosa ,é a natureza do ser humano aprendemos a ser bom, quer uma prova coloque uma criança para fazer as leis , vao ser muito mais severas, seu filho pode ser vitima de buling imagina ele na situação de seus amiguinhos qreren pagar de "mini machista" e ele diz q a cor preferida dele é rosa ( é a minha cor favorita XD ) os meninos da idade dele vao inventar na mesma hora muitos apelidos e ele pode ser descriminado, falo isso pq sofri buling e sei q nao é nada agradável, e parabéns sua visao de mundo com a de seu marido sao ótimas , pena q nm todos os pais educao os filhos assim....

    ResponderExcluir
  13. meu filho de tres anos tem uma irmã de seis,mas eleso quer brincar com os brinquedos delos com perucas nao gosta de nada de menino as vezes ate fala como menina,ele tem um tio que e homosexual,e a avo e lesbica,estou muito preocupada;por favor me ajude!!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu filho de 5 anos brinca com meninos e meninas igualmentem brinca de pique esconde,de rodinha de lutinha e de casinha , mas o papel dele é sempre o de homem, ou é o filho, ou o pai.Quando fui questionar com ele q não deveria ficar pegando as bonecas ele me disse: mas mãe papai não pega a flavinha no colo? eu dise:sim!! e ele respondeu :então!! papai é homem e pega flavinha no colo porque eu não posso pegar a boneca!!???
    Ai ele me pegou de jeito e eu não soube o que dizer pois era verdade o q ele tinha dito.
    Mas tenho muito medo dele sofrer bulling na escola e isso causar danos psicilógicos maiores no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Meu filho de cinco anos também adora coisas de meninas, mas ao mesmo tempo gosta de carrinhos, eskate, pipas, etc. Sei que isso é bobagem, mas as vezes dou uma pirada qdo ele me pede para passar baton, fazer maria chiquinha... ele adora cabelos. As vezes me irrito e digo coisas péssimas para ele e me arrependo depois. Meu terapeuta diz que é uma bobagem eu me preocupar com isso, mas o problema tb é a sociedade em que vivo e a família que vive fazendo piadinhas. Já tive um sobrinho que tinha atitudes parecidas e hoje é homossexual ... Não tenho nada contra, mesmo, meus melhores amigos são gays, mas não com meu filho fico confusa msm!!!!!

    ResponderExcluir
  16. meu filho tem 6 anos e adora jogos de vestir bonecas é louco por sereia vive me pedindo para leva-lo conhecer a yara do sitio do picapau amarelo porque diz que ela é linda , vive imitando a tia que o leva de perua a escola e adora brincar de escolinha , mas tbm adora bicicleta , brinca muito bem com os meninos mas alguns tiram sarro pois dizem que tem jeitinho de menina , sofro muito com isso pois não sei o que fazer muitas vezes até choro em pensar que meu filho possa vir a ser um homossexual , pois sei que esse tipo de opçao sofre muitos preconceitos a sociedade os maltratam outros até agridem como devo agir me ajudem acs

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, tenho uma filha de 9 anos e adora brincadeiras como futebol, skate e adora estar entre os meninos.No prédio que moramos só desce para brincar quando ve na quadra bola ou skate, eu pergunto porque não brinca com as meninas e ela diz simplesmente, sei lá.
    o que vcs acham ?

    ResponderExcluir
  18. Oi minha filha tbm é assim gosta de brincar com meninos,jogar bola,diz que prefere andar só do que com as meninas,ela não me deixar fazer trancinhas no cabelo dela,agora tbm não quer mais usar os brincos,eu as vezes fico triste,e não sei o que fazer e como lidar com isso me ajudem

    ResponderExcluir
  19. oi,tenho um filho que fez 5 anos mais ele adora coisas de menina começou quando ele tinha 2 pra anos piorou quando ele foi pra uma escola que na salinha dele so tinha menina pois ele por ser muito inteligente p ele de sala pois a salinha dele anterior estava tirando o estimulo dele de estudar pois ele achava tudo repetitivo do tipo ele ja sabia e tinha que fazer tudo denovo ai tv que mudar ele de sala so que nessa sala so tinha menina e ele e outro garoto de menino ok ate ai tudo bem mais fui notando piora no comportamento dele ai resolvi tira ele da escola ok mais nao estou vendo diferença alguma estou vendo piorar do tipo na sala dele tem muitos meninos e so 5 meninas ele so brinca com elas ele nao brinca com menino ele so gosta de v (ivete sangalo,xuxa,claudia leitte,aline barros ) ele nao v nenhum tipo de filme que nao seja esses chego ate pira pois noto que ele quer ser igual so fala nelas adora o cabelo delas principalmente so de aline barros e 24 horas so falando delas eu nao aguento mais o meu sonho era ter um filho homem pois sou muito moleca e ele nao tv nada de mim fico muito triste estou gravida de novo agora de uma menina chego ate (rejeitar) deus q m perdoe mais penso en deixala com minha mae ja pra meu filho nao ficar com mais jeito de menina eu ja nem sei mais o que fazer escuto piadinhas o tempo todo pelo jeito que meu filho tem um dia desse ele tava na piscina e v uma amiga que nao via muito tempo ai conversamos e mostrei o meu filho a ela ela disse qual menino que ali so tem menina eu fiquei arrazada pirei coloquei em psicologo mais nao esta adiantando eu estou muito aflita ....ele chegou pra m e disse mamae meu amiguinho perguntou se sou menino ou menina ele disse que respondeu que nao sab pois ele tem p...(orgao de menino) mais gosta de coisas de menina isso m deixou atacada disse que ia colocalo em um colegio internato so de menino nao sei mais o que fazer ja to vendo quando minha filha nasce !!!aiaiai....MEU DEUS

    ResponderExcluir
  20. oi minha filha tem 5 anos so gosta de brincar com meninos o que faço

    ResponderExcluir
  21. olha minhas amigas oq é nace pronto nao tem dessa homem é homem deis da barriga da mae meu filho tem 3anos e adora brincar de carrinho e bola vidio game ...ele fala que boneca e´ de menina isso me orgulha ele esta certo tem mae que nao quer ver a verdade daqui a poco eles vao esta usando lacinho na cabeça pra elas é normal fala serio a onde se viu estimular o filho com palelinha e bonecas e fogao compra uma bola uma chuteira. carrinhos ai sim..minha queridas ..............

    ResponderExcluir
  22. estou com o mesmo problema....tenho um filho de 3 anos e ele sempre se enteressou nas coisas da irmã...tudo que ele quer e barby, boneca coisas rosas...e muito dificil o pai ja bateu nele varias vezes ,mas não sei se isso pode resolver, ou se so vai piorar as coisa...deus me ajude n sei mas o que fazer!

    ResponderExcluir
  23. ME ajude! Minha filha de 6 de anos gosta é de jogar futebol, andar de skate e acabei e escutar a amiga dela falando que ela está interessada "na Alice". Perguntei, como boba, quem é Alice, e ela ficou apertada...:( depois fingi que Alice era o nome de uma escola, o que a aliviou um pouco. Será que isso significa que ela já gosta de meninas?

    ResponderExcluir
  24. Acho que todos nós estamos com a mesma preocupação, tenho filho de 03 anos que só gosta de brincadeiras de meninas, cor rosa e as vezes já falou que era menina, o meu marido bateu nele e eu briguei com ele várias vezes. O que eu faço? isso é normal.

    ResponderExcluir
  25. Ola! Meu filho tem 2 anos e 3 meses. Adora brincar de carro, jogar bola, mas agora do nada olhou para o pai e disse que era menina. Já fiquei preocupada... o que acham?

    ResponderExcluir
  26. olá! Gostaria de saber se alguma de vcs já tentaram psicólogo e se o acompanhamento deu algum resultado. Obrigada.

    ResponderExcluir