18 de junho de 2008

Segundo filho, segunda gravidez... está preparada?

Antes de ficar grávida do meu segundo filho, pensei muito... mas muito mesmo! O fato do Tomás já estar mais independente, perto dos 3 anos, (e nós também) pesou demais! Mas, de qualquer forma, sempre planejamos ter dois filhos e, com a idade avançando, decidimos tentar logo o segundo!

Mas, confesso, meses antes de ficar grávida passei pelo mesmo processo que a Evellyn descreve em seu post Como ser uma grávida saudável e muito feliz? . Pensei nas dores nas costas (que na segunda gravidez piora e muito), enjôos, estrias, celulite e fome, muita fome. Além disso, abrir mão de alguns prazeres da vida como tomar vinho tinto, ou uma margarita para matar o calor, não jogar tênis, não comer comida apimentada (principalmente durante a amamentação).

Já a Ana Paula, do Colorida Vida, lembra no post A beleza da mulher grávida que nem todas as mulheres se sentem bonitas durante a gravidez... Concordo! Não há roupa confortável o suficiente e o andar... Sim, depois da 20a semana começamos a andar como patinhas! Não que isso seja uma reclamação, como lembra ela, porque estar grávida é muito bom, mas....
Para não desanimar totalmente quem quer ter o segundo filho, mas ainda não tomou coragem suficiente, listo algumas coisas boas... Na segunda gravidez, a mulher fica menos ansiosa e mais tranquila; não tem tempo para pensar em bobeiras (porque vive ocupada com o primogênito), já sabe como será o parto (as dores e as delícias...), compra exatamente o necessário e não se apavora quando sente uma dor mais aguda! Experiência! Essa é a grande vantagem de ser mãe pela segunda vez!

Conte pra gente como foi - ou está sendo - sua segunda gravidez! Ou porque ainda não tomou coragem de encarar a segunda gravidez!!!

Posts Relacionados:
Segundo filho
Segunda gravidez...quanta diferença!
Segunda gravidez - o que aprendi nesta gestação!

Recomendamos: Meu Segundo Filho - post escrito pela blogueira Mariana, do Pequeno Guia Prático para mães sem prática

85 comentários:

  1. Encontrei o blog por indicação de uma aluna minha. Amei. Sou mãe de três meninos, de 10, 4 e 2 anos. Professora universitária e jornalista. Tenho uma coluna semanal em um jornal local, junto com uma amiga, sobre as dores e delícias das mães dos tempos atuais. Ano passado passei por ums situação complicada com meu filho mais novo e por isso comecei um blog (www.guerreiroantonio.blogspot.com)
    Já virei fã de você desde criancinha.

    ResponderExcluir
  2. Estou ensaiando a segunda gravidez, meu pequeno tem 1 ano e meio e acho que se eu esperar demais, desisto!
    Na verdade quero ter 4! rs... melhor acelerar o processo!

    la no papo de mãe essa semana discutimos o planejamento familia... foi uma delicia!
    :)

    Visite quando tiver um tempinho!
    beijos
    Jo

    Papo de mãe
    http://especialsermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Há uma outra coisa importante, não na segunda gravidez, mas no "resultado" dela, que é o segundo filho: eles não precisarão da escolinha para aprender compartilhar, solidariedade, afetividade, empatia, etc., etc., coisas que nem sempre são incorporadas com inteireza na escolinha.

    ResponderExcluir
  4. Jo, pode deixar que vou visitar esse espaço sim! Que interessante! Fiquei curiosa!
    Messa, bem lembrado... essa talvez seja uma das grandes vantagens de ser o segundo filho, além de ter uma mãe menos neurótica!
    e à mamãe do Antônio, já visitei o blog de vcs e adorei! Espero que aceite o convite para escrever la no site do Desabafo de Mãe
    beijão, sueli

    ResponderExcluir
  5. Estou passando por esta fase, porem com tenho que fazer FIV para engravidar a minha dúvida ainda é maior pois desta vez pode vir gêmeos. e aí? Eu já tenho uma linda menina de 1 ano e 3 meses ,mas não quero que ela creça sem irmãos. Oh dúvida cruel... eu ainda estou no processo de planejamento...

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu morro de medo... de ter o segundo filho... porem meu marido e minha filha de 08 anos morrem de vontade de mais uma crianças!!!
    Ai vem a dúvida!!?? Ter ou não ter..??!!
    As vezes fico imaginando a criança correndo, mas ai vem o parto.. os choros de madrugada.. os enjoos (foram os piores, pois enjoei a gravidez inteirinha)... é ai que pesa.. logo logo desisto..

    Bom vou pensar mais um pouquinho... vai que de repente eu tenha mais um bebê.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que minha ficha ainda não caiu, pois meu filho ainda está c 11 meses e descobri a segunda gravidez e estou inda p a 9ª semana!Foi um baita susto,talvez esteja mais fria q na 1ª gravidez pois a experiência é maior,por isso ainda n me animei em fazer um "quase novo enxoval" não planejei ter um filho agora, mas estou pedindo a Deus q o primogenito não sinta muito, pois esse é meu maior medo!A diferença entre as 2 "barrigas" é que agora estou muito chorosa, me sinto carente... Mas luto como uma leoa p q isso n afete meu filhotinho dentro de mim...

    ResponderExcluir
  8. Acabei de desbobrir esse blog e já gosyei de cara do primeiro post. Tudo a ver com o meu momento atual. Tenho uma menina de 2 anos e estou grávida do segundinho! Não foi super planejado, mas tb não foi totalmente inesperado! Dessa segunda vez, tô me sentindo mais tranquila, apesar de muito mais cansada e enjoada!

    Ai, já tinha esquecido essa festa de hormônios que é a gravidez...

    ResponderExcluir
  9. Descobri o Blog e adorei as respostas. Bom estou gravida do meu segundo filho, o primeiro tem 4. Confesso que no começo fiquei muito triste com a gravidez surpresa, mas agora ja estou melhor.... logo logo ele esta por ai e mais uma razão para acordar todos os dias. Bom quem pensa muito no que passou na primeira gravidez não tem outro filho rsrsrs....
    Estou passando por tudo de novo, ainda mais agora no final que fico com insonia, choross, falta de ar rsrsrsrs.....bem complicado...mas cada momento é unico e tento aproveitar tudo o maximo.

    ResponderExcluir
  10. muito interessante estes desabafos!minha filha fez dois anos na semana passada e já penso na minha segunda gravidez.acho que todo mundo precisa de um irmao para se fazer companhia.acredito que a segunda seja diferente.já passamos pela primeira experiência e amadurecemos com ela.Temos uma tendência a não repetir mais os erros da primeira e o maior desafio é administrar a atenção de 2 crianças com o restante de suas obrigações.

    ResponderExcluir
  11. Me descobri gravida novamente hj e tenho muito medo de tudo, não vai ser como a primeira vez que eu tentei e esperei, dessa vez me pegou totalmente de surpresa pois eu me previno com contraceptivo e tb pq eu não queria pra agora.
    Fora que tenho muito medo da reação do meu marido.

    ResponderExcluir
  12. Incrivel como a maioria dos comentarios tem a ver comigo! Parece q a segunda gravidez sempre vem no susto mesmo! Eh muito dificil ver mamaes planejando o segundo filho! Estou gravida de 6 semanas, e tbm foi um CHOQUE!! Fiquei triste pq nao queria para agora, ainda estou tentando aceitar, sei q faz mal pro bb, mas nao ta facil, parece q meus planos todos foram por agua a baixo... Moro fora do Brasil ja tenho uma filhinha de 3 anos q pra mim eh minha bebezona ainda... Ta dificil aceitar q ela vai perder o colo... Tinha varios planos de voltar embora logo e comecar faculdade e tals... Tava pensando q agora ia dar pra continuar meus planos no Brasil pq minha filha esta mais independente e no fim TO GRAVIDA DE NOVO!! Eh claro q a hora q eu olhar dentro dos olhos dessa coisinha q ainda ta pra vir, eu vou me derreter e amar igual eu amo minha primeira filha de 3 aninhos... Eh... realmente meu planos nao sao os planos de Deus... tudo oq eu tenho planejado nao deu certo... Entao vou deixar nas maos de Deus (como eu sempre achei q deixava...) e deixar o barco correr sem planejar mais nada pra essa vida... Cofesso q tbm estou totalmente sem animo pra nada! Enxoval, berco e tals... MAs bola pra frente e tentar ser feliz, compartilhar experiencias e sempre bom pra nos dar uma ajuda... e forca eh oq eu to mais precisando agora! Alias TODAS NOS! Beijos a todas as queridas!!
    Aline Leal

    ResponderExcluir
  13. Incrivel como a maioria dos comentarios tem a ver comigo! Parece q a segunda gravidez sempre vem no susto mesmo! Eh muito dificil ver mamaes planejando o segundo filho! Estou gravida de 6 semanas, e tbm foi um CHOQUE!! Fiquei triste pq nao queria para agora, ainda estou tentando aceitar, sei q faz mal pro bb, mas nao ta facil, parece q meus planos todos foram por agua a baixo... Moro fora do Brasil ja tenho uma filhinha de 3 anos q pra mim eh minha bebezona ainda... Ta dificil aceitar q ela vai perder o colo... Tinha varios planos de voltar embora logo e comecar faculdade e tals... Tava pensando q agora ia dar pra continuar meus planos no Brasil pq minha filha esta mais independente e no fim TO GRAVIDA DE NOVO!! Eh claro q a hora q eu olhar dentro dos olhos dessa coisinha q ainda ta pra vir, eu vou me derreter e amar igual eu amo minha primeira filha. Eh... realmente meus planos nao sao os planos de Deus... tudo oq eu tenho planejado nao deu certo... Entao vou deixar nas maos de Deus (como eu sempre achei q deixava...) e deixar o barco correr sem planejar mais nada pra essa vida... Confesso q tbm estou totalmente sem animo pra nada! Enxoval, berco e tals... ai Deus! Pra mim ainda ta tao recente minha primeira gravidez! Acho q vou ter q me preparar psicologicamente pra ter esse segundo bebe!! Mas bola pra frente e tentar ser feliz, compartilhar experiencias e sempre bom pra nos dar uma ajuda... e forca eh oq eu to mais precisando agora! Alias TODAS NOS! Beijos a todas as queridas!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse blog!!!!!!! Descobri a 2 dias que estou gravida pela 2 vez!!!! e minha filhinha so tem 6 meses... de inicio fiquei muito assustada pelo fato de viver fora do brasil longe da familia, mas sei que tudo que sinto vai para o bb entao ja me conformei e aceitei o presente que Deus ta me dando!!! Agora tenho que comecar(de novo)a preparar td o inxoval...
    abraco a tds que Deus nos abencoe!!!

    ResponderExcluir
  15. Estou desesperada pois tenho um filho de 3 meses e estou desconfiando que posso estar gravida novamente e o pior é que não fiz sexo nem uma vez sem camisinha... Fiz um teste de gravidez mas só vai sair na segunda por causa do fim de semana. Não queria esse filho agora, não tenho condições física, psicológica e nem financeira de ter esse filho agora... Peço a Deus para que ele me atenda e dê negativo gente ore por mim...

    ResponderExcluir
  16. olá,meu nome é Daniele,tenho 21 anos e uma filha que completará 4 aninhos em setembro.E estou aqui pra contar que meu marido resolveu querer outro filho(logo agora).Porem estou sem coragem de engravidar novamente:estou com medo de ficar gorda(apesar de que,na primeira gravidez só engordei nove quilos),com mais estrias do que as que eu ja tenho,e tenho medo de nao dar conta de duas crianças.Eu disse ao meu marido que nao queria mais filhos e ele ficou muito triste.Agora nao sei o que eu faço,pretendo entrar pra faculdade,pois a Fernanda ja esta na escolinha e ta tudo mais facil pra mim.E se eu ter outro filho agora,corro o risco de adiar tudo de novo por mais quatro anos.Peço a todos voces uma opiniao sobre o que devo fazer,e todas com certeza serao bem vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele tbm penso como vc, tenho 33 anos e um lindo menino de 5 anos. Tbm tenho muitas dúvidas em ter o segundo filho, medo de engordar pois engordei 16 quilos e depois de 4 anos através de nutricionista e academia que consegui voltar e até ficar um pouco mais magra do que quando engravidei. Além disso gosto de viajar, sair à noite com meu marido e dormir...rsrsrs! Na verdade seu eu fosse vc iria fazer a faculdade primeiro, vc tem 21 anos e muitos óvulos ainda...rsrsrs!Boa sorte!

      Excluir
  17. Eu fiz 31 ontem.Meu filho fara em breve 5 anos! gente,nao é papo de mae nao,ele é um gatoooo! olhando para ele,nao aguentamos,partimos para o segundo.Questoes psicologicas devem ser trabalhadas diariamene,entao,estou melhor que na primeira gestação.Nao tenho ajuda de ninguem alem de Deus e do meu marido,mas to feliz e vou ter mais um filhao com a graça de Deus;e como diz a frase: saude e paz,o resto a gente corre atras!
    obs: estou acima do peso,mas minha saude ta boa,e sei que depois irei novamente para academia lutar para perder o excesso,nao ligo para isso agora! amigas,sejam felizes e desencadas!

    ResponderExcluir
  18. Oi proucurei na internet sobre o assunto e encontrei o blog,legal tinha o tema que queria.
    Pois é tô grávida do segundo o meu primeiro já tem 3 perto de fazer 4,mas mesmoa ssim ainda acho cedo,queria outro,mas num seiagora fiquei com medo,até com descaso mesmo com a criança,ainda não dei a devida atenção,acho que é a mudança com o corpo,com os hormonios que me deixaram assim,sem falar que tô enjoando horrores,o que não aconteceu na primeira gestação,vou começar num trabalho novo agora,e tô com medo de não dah conta por causa da gravidez,meu filho pra mim ainda é um bbzão...e eu queri tanto ainda dah toda atenção a ele,num sei tô confusa e enjoada é q única coisa que sei nesse momento,tô precisando de apoio disso eu sei,preciso gostar de estar gravida!

    ResponderExcluir
  19. Tenho meu pedrinho de 3 que estar perto dos 4 anos,Aff queria outro filho mais ainda não,acho cedo,mas pedrinho precisa,certo que estou me achando feia e mais feia ainda depois do parto,tenho um trabalho novo pra comerçar tô com medo de não dah conta tô precisando de apoio eu acho,meu pedrinho é um bbzão ainda pra mim queria dar-lhe toda atenção ainda...sem falar que tô enjoando horrores o que não aconteceu na primeira gravidez...num sei preciso dah carinho a essa outra criança mais ainda não achei jeito...me ajudem!

    ResponderExcluir
  20. Meu filhote tem 4 meses e não vejo a hora de encomendar o segundo. Minha gravidez foi ótima: sem enjoos, sem dores nas costas, muita malhação até 1 mês antes do nascimento, trabalhei normalmente, enfim, excelentes recordações, a não ser pela falta de um vinhozinho e da escova progressiva.
    Ah, outra coisa que dispenso é uma cesariana. Que dor horrível! Quero parto normal.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um garoto lindo de 1 ano e 3 meses,e descobri que estou grávida novamente de 6 semanas.
    No começo fiquei bem desesperada, mais pela situação financeira atual,beeem diferente de antes qdo tinha plano de saúde completo.
    Mas se é a vontade de Deus que venha com mta saúde,quem já está perdendo algumas regalias é o primogênito,como por ex. não amamentá-lo mais no peito.

    ResponderExcluir
  22. A decisão de ter um segundo filho, para mim, é muito nobre. É claro que a vida impõe muitas dificuldades (financeiras, tempo, profissionais), mas ter apenas um filho é negar a ele a maravilha de se ter um irmão. Tenho duas irmãs com 11 e 14 anos de diferença. embora essa diferença de idade tenha feito com que não fossemos criadas juntas, hoje agradeço a Deus ter as minhas irmãs sempre ao meu lado, minhas sobrinhas. Estou grávida de 10 semanas do meu segundinho (a). Não era planejada para agora, mas meio que eu arrisquei, "se vier veio", sabe? Acho que toda mulher snete quando é hora de engravidar, parece que nosso corpo pede. Há um ano atrás eu pensava, não tenho coragem de começar tudo de novo (noites mal dormidas, amamentar de 3 em 3 horas...)hoje não vejo a hora de pega-lo (a) no colo.
    Parabéns a todas as corajosas mães de segunda, terceira, ... viagem!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia me chamo Weryca tenho 21 anos estou esperando meu segundo filho!
    o primeiro esra com 4 anos (Eryck Vinnicius ) criei ele sem pai e como era muito nova acho que não aproveitei essa fase neurotica rsrsrs gente espero que esse novo bb seja muito dramatico e neurotico rsrs e que de muito trabalho acho muito fofo bb zangado e quero aproveitar cada minuto dessa faze minha gravidez esta sendo muito complicada com muitos enjoos dores e ansiosidade Xoro rs(até mais que do meu 1° principe) ainda não sei o sexo do bb pq só estou com 3 meses mais quero um bb bem xorão rssrrs amei o blog!!!

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma filha de 1 ano e 10 meses e estou gravida do meu segundo,tenho medo que a minha filha fique com ciumes estou de 10 semanas,tento interagir minha filha com o bebe ela esta aceitando numa boa.Ela conversa com a minha barriga diz boa noite e bom dia para o bebe sei que no fim tudo vai dar certo.A gravidez foi uma surpresa para todos mas foi DEUS quem enviou e estamos muito felizes. gostei do blog!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Que coisa.. estamos todas passando pelo mesmo processo.. engravidei e casei com 17 anos, hoje meu filhinho tem 1 ano e 8 meses e estou gravida denovo.. como interrompi meus estudos e estava planejando voltar.. fiquei apavorada.. chorei muito.. me desisperei.. achei q meu Caua ia ficar de lado.. aquelas coisas todas.. mas tenho duas irmas.. uma com 18 anos e uma com 17.. nossa minha vida nao teria sentido se nao tivesse elas.. por isso fico mais aliviada.. acho q tda criança.. se a mae tiver possibilidades, tem o direito de ter um irmaozinho.. facil nao vai ser.. vao ser noites em claro.. parto.. pos parto.. tdoo de novo.. mas daqui alguns anos.. nossa vai ser tudo de bommm!!!
    Qualquer coisa entrem em contato cmg.. sempre acho bom conversamos quando estamos passando pela mesma situação!!
    izziiinha@hotmail.com
    Beijinhos!

    Isabela

    ResponderExcluir
  26. Olá me tenho 30 anos, com um filho de 6 anos (Guilherme), ainda tenho medo de outra gestação não que a primeira tenha sido ruim ao contrario tive uma gestaçao maravilhosa, sem enjoos sem mal estar nada... porem tenho vontada de aumentar minha familia que é maravilhosa mas... tenho medo de não dar conta de que falte alguma coisa para qualquer um dos meus filhos enfim mil coisas passa pela minha cabeça... quero mas estou com medos..... quem tiver dicas de como acabar com isso escrevam no blog vou estar sempre acessando para ler as dicas..Beijos

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Gislaine e tenho 38 anos, e depois de tanto falar q nao queria mais filhos, logo depois do aniversario de 08 anos da minha filha, me deu uma vontade louca de ter um nenem, então conversei com meu marido que topou na hora, ficamos um ano tentando tava quase desistindo, quando minha monstra atrasou 02 dias fiz o exame que deu positivo, fiquei muito feliz, hoje estou de 12 semanas, cheia de curiosidade de saber o sexo do bb, p/ poder começar a fazer o enxoval...., ah e minha filha hoje de 09 anos está muito feliz e super anciosa, bjs

    ResponderExcluir
  28. oi sou de portugual e gostei muito deste blog eu tenho 26 anos e tenho uma filha de 2 anos e gostava de ter outro agora mas ha muitos pos e contras estou muito anciossa e ao mesmo tempo quero muito ter ,naõ sei estou muito pensativa . beijos sonia silva
    russa_sonia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. tenho um filho de 2 anos e estou pensando em engravidar o ano q vem, mas estou em duvida pq quero comprar minha casa e sei que mais uma criança as coisas vão ficar mais dificeis. arrumo ou espero?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Oi! Tenho 32 anos, um rapazito com 2 anos e estou gravida. Confesso que na verdade, a enorme felicidade que sinto nao me impede de estar apavorada. O meu 1 filho foi muito esperado e desejado, tive uma santa gravidez mas que terminou cedo, aos 6 meses o meu filho nasceu prematuro, numa cesariana de urgencia. E nasceu tambem uma mae que nao se sentiu mae, porque nao teve parto, nao amamentou, nao cuidou de um recem nascido.... O meu filho deixou o hospital 3 meses depois de nascer. Hoje é um rapagao! Mas agora estou sozinha com ele e o meu marido, num pais estrangeiro, sem familia ou amigos, com medo do que pode acontecer, com medo de algo acontecer e nao ter onde deixar o meu filho, com medo que a historia se repita, ou nao e eu nao seja capaz de ser mae dos dois.... Desculpem o desabafo...

    ResponderExcluir
  32. olá...tenho 22 anos e um filho de 1 ano e 4 meses e meu marido ja quer outro, porem nao tenho convenio, e minha mae nao aceita, ela fala que meu filho é muito novo ainda, agora estou com duvida se me arrisco ou nao...o que faço???

    ResponderExcluir
  33. oi tenho um filho de 2 anos e 8 meses,e descbri q estou grávida de novo,é diferente pq já sei tudo q vou passar e dá mais medo,mais estou muito feliz..

    ResponderExcluir
  34. Oi, meu nome é Valquiria, tenho 25 anos, uma filha de 9 anos (que não é do meu marido). Quero muito ter outro bebê, mas meu marido fala que ainda não é hora, pq moramos de aluguel e não temos um carro. Não sei o que faço, quero muito, mas muito mesmo, ter esse bebê. Já tentei convencer ele, mas não dá. Acho que no fundo, no fundo, ele tem é medo da responsabilidade.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Descobri ontem que estou gravida do meu segundo filho, meu pequeno tem apenas 1 ano e meio, estou desesperada, pois nao esperava essa gravidez, eu estava me previnindo, e msm assim nao adiantou. Realmente foi uma surpresa, que ainda é indesejada. Ainda fico pensando se vou me acostumar com a ideia sabe.
    Acho meu filho mto dependente de mim ainda, agora vem mais, será que vou amar meu novo filho como o amo o mais velho?
    Essa duvida me corroi o tempo todo.
    Não queria estar gravida, mas nao tem mais o q fazer ne.
    Infelizmente tenho que aceitar, levantar a cabeça e viver a vida que Deus me proporcionou.

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Daniela, tenho 31 anos, uma filha de 5 anos e penso muito em ter outro bebe. Tenho muito medo do parto, fiz cesariana na primeira e por conta de uma pneumonia acabei ficando quase 15 dias internada no hospital. Minha filha tbém teve algumas complicações e tbém ficou internada. Ando pensando diariamente na idéia, minha filha pede muito um mano, mas mudamos a pouco de estado, estamos só eu marido e filha longe de tudo, família, amigos e eu estou sem trabalhar....Tenho medo de passar dificuldades financeiras e tal.....Já tentei engravidar a cerca de um ano atrás, mas não rolou devido a SOP, concluo o tratamento em poucos dias e minha médica, sabendo de toda a história me questiona se quero msm, pois irá me dar indutores para acelerar o processo.... Eu ainda indecisa.... O que faço? Escuto a voz do coração ou da razão??

    ResponderExcluir
  37. Daniela, escute a voz do coração...Afinal, há melhor órgão que o coração para se comunicar com nossos filhos?
    Anônimo, acho que essas dúvidas são comuns...Só não podem se tornar o centro da sua gravidez, certo? Que tal colocar esses anseios e expectativas no lugar certo pra poder encontrar soluções possíveis para o momento que vive agora.

    ResponderExcluir
  38. ola sou luana 22 anos
    e tenho um bebe de 2 anos e 11 meses!!!!isso,quase 3
    e descobri a 5meses que estou gravida o que foi um choque pra mim.
    mais agora ja amo e desejo muito ver esse bebezinho poder pega-lo
    apezar da gravidez ta sendo mais dolorosa que a primeira


    eneimmm...... to super feliz

    ResponderExcluir
  39. oi meninas tenhoo uma filha de 2 anos minha primeira gravidez foi boa mas no parto tive umas complicaçoes pré eclanpsia e hemorragia foi cesaria mas estou doidinha pra encomendar outroo bebe mas tenhoo muitoo medooo de morrer no partoo devidooo a esta complicaçãooo oke eu façooo

    ResponderExcluir
  40. Olá. Gostaria que removessem meu comentário, por favor. Eu postei meu comentário dia 23 de novembro e meu nome é Lívia Lemos. POR FAVOR. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  41. Olá Lívia... acho que muitas mães se sentem ou já se sentiram como você. Vou falar da minha experiência: eu tenho uma empatia muito grande com meu filho mais velho que é super ligado a mim, antes de ficar grávida do meu segundo filho tive os mesmos medos e preocupações, mas foi sentir o bebê na minha barriga pra tudo ir embora. Ver o meu filho mais velho feliz esperando a chegada do irmão e participando da organização do quartinho e das escolhas da roupinha foi um processo q o ajudou a entender que aquele mundo , que antes era só dele, ficaria mais rico com a chegada do irmão. E isso mesmo que aconteceu. Eles brigam , tem ciúmes um do outro e , muitas vezes, brigam por atenção. Mas não dá pra negar que eles se amam incondicionalmente e são de fato companheiros. E é essa família que eu imaginei para mim... Não acho que meu filho se sentiu excluído ou menos amado com a chegada do irmão e nem eu passei a me dedicar menos a ele... pelo contrário, ele tem além do amor dos pais o amor do irmão, que o admira profundamente. Eu, lógico, tenho menos tempo pra tudo na vida.. pq reservo cada extra para meus filhos.. e vc vai encontrar esse equilíbrio tbm... abs

    ResponderExcluir
  42. Meu nome e Anna tenho 33 anos tenho um filho de 16
    anos um bebe de 1 aninho e descobri que estou gravida novamente estou desesperada Sempre tenho relacão com meu marido sem remedio mais sempre evitando da nossa forma e agora novamente gravida

    ResponderExcluir
  43. Tenho um bb de 4 meses e esses dias me sinto enjoada e o leite que amamento meu filho parece que esta diminuindo muito!!! falaram que pode ser uma gravidez!!!! Sera???? Alguem sabe algo??? de qualquer forma farei um exame!!!!

    ResponderExcluir
  44. Tenho um bebê de 6 anos e ele tem pedido muito para ter um irmãozinho. Fico muito na dúvida, porque moramos em um apartamento pequeno, minha gravidez anterior foi difícil,não tenho ajuda e já estou com quase quarenta anos. Por outro lado, gostaria de dar essa alegria para ele. Estou cheia de medo. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  45. Olá tenho 29 anos e meu filhote está prestes a conpletar 3 anos. Meu esposo já colocou na cabeça dele a idéia fantástica de ter um irmãozinho, mas a mamãe aqui, tá meio apavorada, pois não sabe se ainda é a hora, ou se já passou da hora... é uma dúvida muito cruel. Sei que não tenho o direito de negar ao meu esposo e ao meu filho um novo membro na família, mas só de pensar nas noites sem dormir, nas cólicas dos 3meses,depois dos 6 meses, e não passou, foi até um ano, foi bem difícil, mas todos dizem que um não é igual ao outro, mas se for???

    ResponderExcluir
  46. Meus filhos tem três anos de diferença... e é uma maravilha, eles brincam juntos - brigam tbm - mas o mais novo é apaixonado pelo mais velho, vê o irmão mais velho como amigo, protetor, companheiro... e eu adoro essa amizade. E outra, não dá NUNCA pra comparar o primeiro filho ao segundo. É uma caixa de surpresas!!!!!!!!!!!!! Meus filhos têm o mesmo signo e são COMPLETAMENTE diferentes. O primeiro filho não me preparou para o segundo e não existe uma mais fácil ou difícil, vai depender da sua sintonia com cada um deles... eu adoro ter dois filhos e pensava, ainda penso, no terceiro. É bom demais ter irmão... ao menos eu acho e meu filho tbm!

    ResponderExcluir
  47. Olá Meninas! Tenho 21 anos de idade sou casada,e tenho um bebê lindo de 8 meses. E para a minha surpresa acabei de descobrir que estou gravida novamente! Fiquei tão apavorada,chorei,pensei em aborto... mas agora estou segura e conformada,claro que estou muito contente com o fato de ter o 2ºfilho assim tão nova,aliás eu estou estudando cursando o 1º ano da faculdade e não queria perder o foco,mas já que aconteceu,então o jeito é aceitar este novo ser que habita aqui dentro de mim.
    Só contei para o meu esposo a respeito da minha gavidez,não tive coragem de contar para os outros famíliares,imagina o que acharam disso?

    ResponderExcluir
  48. Olá meninas! tenho 27 anos e tenho dois filhos. O mais velho tem 2 anos e dois meses, e o mais novo tem 11 meses... Quando descobrir que estava gravida do segundo filho, quase enloquecir, estava com um bebe em casa de 7 meses, tinha vergonha de falar para as pessoas que estava gravida. Não gostava de sair, por causa da gravidez, foi muito dificil...
    Hj tenho muitoooooooo trabalho, pois não é facil cuidar de dois bebes com idades e necessidades diferentes, não consigo arrumar ninguém para me ajudar. Penso em colocar meu filho mais velho numa escolinha, para me aliviar um pouco em um turno... o que acham? tenho medo pelo fato dele ainda ser tão novinho...

    ResponderExcluir
  49. ola sou Luana Pietro 23 anos mae de um menino lindoo de 3 anos e 1mes e estou gravida de 7meses e meio
    quando descobri a gravidez foi um choque enorme
    pois cuidei do meu1bebe sozinha e esse era o meu medo mas agora ja me acostumei com a ideia
    e tenho o pai dela ao meu lado assim sera mais facil...
    sem contar que AMOO criança meus filhos sao tudo apesar do trabalho vem a recompensa de um sorriso lindo no fim de um dia cansativo....

    E isso ser MAE e uma DADIVA..........

    ResponderExcluir
  50. Oi meu nome é Katiele,tenho um filho de 2 anos e 4 meses chamado Gabriel, e tenho uma enteada de 6 anos meu filho convive muito pouco com ela ma ele adora ela,então ele sente muita falta de ter um irmãozinho por perto,mas minha gravidez foi muito complicada tenho medo de engravidar dnovo, mas tenho muita vontade não sei ainda qual será o melhor momento.

    ResponderExcluir
  51. Eu não sei o que escolher... Tenho uma filha de 4 anos e meio e ela às vezes pede uma irmã.... O pai tb quer, mas eu tenho muito medo de não conseguir manter o padrão de vida bom que quero dar... Uma já é difícil, como será com 2? Tenho medo apenas por isso... Não sei o que fazer... Tenho 38 anos e o tempo já está passando, não tenho muito tempo para decidir... O que faço?

    ResponderExcluir
  52. Sou mãe de um menino de 13 anos...fiquei 10 anos separada do meu marido, porisso não engravidei antes...mas agora sei que é a hora, mas estou sem coragem...nossa como é difícil....mas preciso de outro filho, sei que vou me arrepender se não tiver e deixar passar muito mais tempo....tenho 38 anos...nossa, que difícil...

    ResponderExcluir
  53. Olá Sueli, adorei o teu comentário.
    Você escreveu de uma forma ao qual senti que fosse para mim. Obrigada pelas palavras, deu-me mais confiança na decisão pelo segundo filho que quero muito!

    ResponderExcluir
  54. Oi Livia, só agora vi sua solicitação para excluir seu comentário. Mil desculpas pela demora: seu pedido, enfim, foi realizado. Aproveito para colocar links relacionados ao assunto: http://blogdodesabafodemae.blogspot.be/2012/04/segunda-gravidez-o-que-aprendi-nesta.html

    ResponderExcluir
  55. Ola. Eu e o meu marido queremos ter outro filho. O nosso primeiro filho tem agora 18 meses, é boa altura engravidar ja???

    ResponderExcluir
  56. OLá!
    Tenho 39 anos e um filho adorado de 5 anos. Descobri em agosto que estou grávida. Fiquei muito apavorada pela minha idade, pelo fato não estar esperando, com receio de alguma anomalia com o bebê e pelo medo do meu filho sentir-se em segundo plano. Ele é a razão da minha vida, um filho muito amoroso, que sempre pede ao pai para preparar o café da manhã para mim e levar na cama. Tenho pavor de surgir uma complicação durante a gravidez ou na hora do parto e eu não poder ver mais o meu filho. Meu Deus, preciso que a minha fé esteja redobrada, para párar de pensar besteira. Choro muito. Será que é normal pensar essas coisas??? É muito bom ser mãe mas ninguém conta e ensina nada pra gente, vamos aprendendo tudo na marra, no corpo a corpo. Alguém pode me dizer alguma coisa, por favor?????

    ResponderExcluir
  57. Olá!
    Tenho 37 anos, uma filha com 8 que foi muito desejada, e que foi dificil engravidar, hoje descobri que estou gravida, ainda estou em choque pois á uns anos atrás queria muito ter outro filho e não consegui, não sei o que fazer, não entendo porque Deus quiz isso para mim agora, a minha relação nunca foi boa, mas cada vez está pior, e agora que até estava a tomar medicação para emagrecer, não sei o que fazer da minha vida.
    Tenho que decicir logo, quanto mais tempo passa pior.

    ResponderExcluir
  58. Olá tudo bem pessoal, espero que sim!
    Comigo tá tudo um pouco confuso, estou com um filho de 1 ano e 9 meses, tenho 22 anos e estou grávida DE NOVO, sendo que não foi planejada, mas que está sendo aceita já. Estou com muitas dúvidas, estou quase no fim da faculdade e tou com muito medo de não conseguir terminar.

    ResponderExcluir
  59. Ola! Vi que tem bastante meninas da minha idade (22 anos) passando pela segunda gravidez assim como eu. To muito em choque, com muito medo, chorando muito ainda, tenho um filho de 2 anos e 9 meses, me previni para que nao acontecesse, não sou casada porém o bebe é do mesmo pai do meu primeiro, foi logo agora que estavamos nos separando, vou ter que ser muito forte para passar por tudo sozinha novamente, tomara que eu tenha forças :(

    ResponderExcluir
  60. Olá, minha filha acabou de completar 3 aninhos e meu esposo e eu estamos querendo mto ter nossa segunda criança, o fato é q estou acima do peso, depois da primeira gravidez acabei ganhando quilos a mais q não fiz esforço para eliminar esse é meu fator mais gritante pra eu não tentar tão já e confesso morrer de medo de engravidar e ficar mto mais acima do meu peso e isso acabar por danificar meu corpo. Como mulher sofre né! São tantos fatores...rs...mas esse ano de 2013 pretendo chegar no meu peso ideal para poder sim ter um novo bebe q é uma delícia!!! Dar vida a um ser humano é maravilhoso......

    ResponderExcluir
  61. estou tao confusa, quase triste , nao sei se posso dizer assim, tenho uma bb de 1 ano e 3 meses, e descobri que estou de 6 semanas de gravida, sempre pensei em ter dois filhos, ja era algo combinado entre mim e meu esposo, mas to tao confusa, me disseram q tenho q parar de amamentar minha bb pois to roubando os nutrientes do bb na minha barriga e isso me doi, pq minha filha chora querendo peito, me pergunto se minha bb vai sofrer qdo chegar o novo bb, amo tanto minha princesa..q nao to conseguindo curtir minha gravidez sei q isso é errado e tenho medo de fazer distinção, acho q nao vou fazer isso, pois sou totalmente contra isso, mas na verdade o que sinto hoje nesse momento é q nao quero magoar minha bb de 1 ano e 3 meses...alguém me entende? alguém já passou por isso? meu Deus como me doi pensar em magoar minha princesa com a chegada de um novo bb.

    ResponderExcluir
  62. TEnho 17 anos engravidei estou com 2 meeses moro com meus pais eles ainda nao sabe minha irma cabou de ter um filho ele tem 9 meses e mora com a gente meu pai acabou de perder a mae dele como contar isso para eles?? me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  63. tenho 32anos descobri que estou gravida nao sei oque fazer tenho um filho de 9 anos

    ResponderExcluir
  64. boa tarde sou portuguesa estou a viver em portugal e tenho um filho de 3 anos e 4 meses e gostava de ter outro bebe mas tenho medo que nao corra bem pois tenho trabalho mas nao sou efectiva o meu marido ja trabalha a 5 anos para a mesma empresa mas agora estava pensar em acabar o 12ºano e acabar a carta de condução mas sinto dentro de mim uma vontade enorme de tar gravida outra vez e de ter a atenção os mimos o carinho a importância estas coisas todas que se da a mais quando uma mulher esta gravida.

    no entanto só tenho 22anos e a minha mãe diz sempre para nao ter mais filhos que a vida nao esta pra isso.

    estou confusa!

    se alguem quiser dizer qualquer coisa esta aqui o meu e-mail.



    claudia_dallot170590@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Vou dar feedback pela ordem decrescente... Começando pelos anônimos de março...
    Grávida de 17 anos não temos a mínima a ideia de qual é o jeito de falar sobre sua gravidez para seus pais, mas você vai encontrar o caminho e pode pedir ajuda pros caras lá de cima para lhe dar força, luz e coraGEM. O RESTO DEIXA POR CONTA DO AMOR QUE VAI INVADIR A CASA DOS SEUS PAIS COM A CHEGADA DE tantos netos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  66. Não precisa fazer nada, grávida de 32 anos...Só gestar esse bebezinho lindo que vai trazer energia nova para esse momento tão importante que seu primogenito se encontra. Bons encontros!

    ResponderExcluir
  67. Claudia, ouça seu coração. o resto é consequencia, é recurso para o que vem de dentro. Entrega-se e deixa que o universo toma conta do seu corpo...se for pra vir mais um bebê que ele venha pra te ensinar que a vida tá sim pro humano....Isso é vida!

    ResponderExcluir
  68. Anônima de fevereiro, espero que volte um dia pra ler meu pitaco...Eu acredito na natureza e se vc tá gestando um bebê com outro bebê no colo é porque vc é capaz de nutrir dois: dá-lhe peito, amore! Dá peito até parir, sem medo, inteira...Chega de pensar demais, viva!
    Depois que o bebê nascer vc vai achar um jeito de manter sua princesa no lugar dela e dar colo pro bebê que nasceu...enqto ela pede calor e carinho na barriga, pense nisso! Viva o presente...de nada adianta pensar no amanhã!

    ResponderExcluir
  69. Olá descobrir esse blog e resolvi postar minha experiência e é exatamente o que estou passando.Minha bebê está com quase nove meses e descobrir essa semana que estou grávida novamente 6 semanas.Estou em choque ainda,com medo e vários sentimentos.Meu marido está sempre do meu lado me dando força.Mas não está sendo fácil.Apenas confio em Deus para que ele me dê forças e aguentar as críticas.bjos

    ResponderExcluir
  70. bem meu filho tem 6 anos e agora estou gravida de novo to com medo pois meu marido ainda não sabe e não sei como contar pra ele,mesmo em choque eu confesso que meu sonho é ter uma menina mas o medo da rejeição por parte do meu marido é grande to com muito medo.Bem peço á Deus que me fortaleça pois se Deus permitiu Ele garante minha vitoria Deus abençoe a todos.SANTANA

    ResponderExcluir
  71. Foi muito bom encontrar esse blog, estou passando por essa situação, meu filho tem 1 ano e 3 meses, descobri q estou gravida de 7 semanas, chorei muito, me senti culpada, queria dar atenção apenas para o Pedro , ele é pequeno dependente de mim, desde qndo engravidei dele minha vida é voltada pra ele, somente pra ele, nao consigo transmitir carinho ainda para esse bebe, nao penso nele só penso no Pedro, como vai ser dificil, eu nao desmamei ele , conversei com minha medica ela disse que nao tem nessecidade. fora que tenho muito medo de parto normal, minha cesarea foi bem tranquila, mas agora nao posso pagar. Mas acredito que vai ser bom ele ter um irmão para fazer companhia eu tenho muito enjoo, vomito, passo mal, me sinto as vezes impotente de dar conta de tudo!

    ResponderExcluir
  72. Adorei esse blog, muito interessante e útil para nós gestante; Tenho 29 anos e tenho um menino de 6 anos, e descobrir que estou gravida novamente, não estava nos meus planos confesso, mas aconteceu, hj estou com 9 semanas, para mim não tive uma boa aceitação de inicio não pelo bb pois um dia eu pensava em dar um irmão ou irmã ao meu filho mas não agora, não é o mesmo pai, estou separada a 3 anos, e com esse atual estou a 1 ano mas nos conhecemos desde pequenos, já estou até começando a curtir faço carinho na barriga, converso, meu filho teve uma ótima aceitação... mas o problema nem é esse... Meu filho está super agarrado comigo e eu com ele, é como se eu quisesse dar toda atenção para ele agora com medo de não conseguir dar quando o bb nascer, e ando mais chorosa nessa gravidez com medos que da primeira eu não tive, tipo... medo de morrer na hora do parto e deixar meu filho e como vai ser que el vai sofrer...essas coisas bem pra baixo, mas tudo em relação pensando no meu primeiro filho... e isso tá mexendo muito comigo, ando triste, sem animo só vontade de ficar deitada, completamente diferente da primeira gestação. Será que é normal???

    ResponderExcluir
  73. olá tenho 18 anos sou casada a quase 3 , tenho uma filinha de 2 anos e 2 meses. e descobri q estou gravida , ja estou com 4 meses , meu marido esta feliz com chegada do bebe , mais eu estou desesperada , minha familia éh muto chata , to com medo do que eles vão dizer, ia começar a faculdade esse ano q vai entrar , e não concigo aceitar essa criança

    ResponderExcluir
  74. ola estou na mesma situação tenho um filho de um ano e um mês e estou achando que estou gravida de novo se eu estiver e de seis semanas não queria mais enfim seja o que Deus quiser

    ResponderExcluir
  75. Olá , tenho 24 anos e um filho de 4 anose meio , sempre cuidei dele sozinha , sou dependente do marido , estouu apenas estudando , minha familia nunca ma ajudou com meu filho e nem a familia dele , e isso é uma barra , pois apesar de ter meu marido ao meu lado as vezes nós precisamos de algum m apoio e não temos , eu gostaria que meu filho pudesse ter um irmão ou irmãzinha , mas morro de medo de como seria minha vida , pois demorarei meia a conquistar minha independência , e tb de não poder dar aos 2 o conforto q posso apenas a 1 , não sei o q fazer , mas sei que ainda tenho tempo para ter esse segundo filho podendo ajeitar a minha vidaantes disso ....... Gostaroa de saber sobe mães que passam situações e medos parecidos com os meus bjoks a todas as mamães !!!

    ResponderExcluir
  76. Ola tenho uma filha que acabou de fazer um aninhoquero muito engravidar de novo mas todos acham muito cedo inclusive meu marido e agora essa vontade me perscegue

    ResponderExcluir
  77. OLÁ, TENHO 34 ANOS...EU TENHO 2 FILHOS: MANUELA COM 4 ANOS E MATEUS COM 4 MESES. BEM , SEMPRE FOMOS SOZINHOS ( EU , MARIDO) QUANDO A MANUELA CHEGOU ERA TUDO NOVIDADE E LINDO. EU TIVE ALGUNS PROBLEMAS NA GRAVIDEZ DELA E DESENVOLVI HIPOTIREOIDISMO ELA MAMOU 1 ANO E 4 MESES NO PEITO. MEU MUNDO FICAVA EM VOLTA DELA, COMO UMA BONECA DE PORCELANA. EU TINHA DÚVIDAS SOBRE TER OUTRO FILHO ( EMBORA FICASSE DESEJO DE TER UM MENINO), DEVIDO A CORRERIA DO DIA A DIA COM TRABALHO, CASA E PENSAVA NO BEM DELA ( PODER DAR A ELA TUDO).
    NO ANO DE 2012, EU FIZ EXAMES E MÉDICO DISSE QUE DEVIDO AOS MIOMAS, HIPOTIREOIDISMO A CHANCE DE FICAR GRÁVIDA ERA BEM POUCA (QUASE SEM CHANCE) E DAÍ ENTÃO DECIDI QUE NÃO FICARIA MAIS E TAMBÉM ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO PARA EMAGRECER.
    DECIDI POR D.I.U E JUNTAMENTE COM MEU ESPOSO DECIDIMOS ENCERRAR A FÁBRICA...SÓ QUE EM JANEIRO DE 2013, FUI PASSEAR FORA DA CIDADE EM QUE MORO E PASSEI MAL. NA CONSULTA COM MÉDICO (ATENDIMENTO URGÊNCIA PELO PLANO DE SAÚDE) RELATEI PRA ELE Q ESTAVA MARCADO UMA CIRURGIA. POIS BEM, ELE MANDOU EU DEITAR NA MACA E FEZ EXAMES ABDOMINAL E VESÍCULA ( POIS EXISTIA HIPÓTESE DE ESTAR COM PEDRAS). MÉDICO NÃO VIU NADA DE DIFERENTE E MANDOU EU TOMAR ALGUNS MEDICAMENTOS FORTES, POIS, DISSE QUE PODERIA SER CÓLICA RENAL.

    ResponderExcluir
  78. continuando....

    PASSARAM-SE DOIS MESES (MENSTRUAVA NORMAL) , FIQUEI RUIM E A PARTIR DE EXAME DESCOBRI QUE ESTAVA GRÁVIDA DE QUASE 4 MESES! O ESTOQUE DE ABSORVENTE EM CASA FICARIA DE LADO..COMO CONTAR PRA MANUELA? COMO CONTAR PARA FAMÍLIA ? QUAL SERIA A REAÇÃO DO MARIDO? E PORQUE EU NÃO ME CUIDEI?
    ENGRAVIDEI (POR DESCUIDO TALVEZ) , TENHO ALERGIA LÁTEX ( MATÉRIA PRIMA DA CAMISINHA) E TINHA TROCADO ANTICONCEPCIONAL, POIS, ELE DIMINUI O TAMANHO DOS MIOMAS. EM DEZEMBRO 2012 EU JÁ ESTAVA GRÁVIDA E TOMEI REMÉDIOS FORTES TAMBÉM (UNS QUE PODIAM ABORTAR) EU NÃO SABIA DA GRAVIDEZ, DESDE CRIANÇA TENHO PROBLEMAS DE RIM.
    QUERIDAS, NO MOMENTO QUE PEGUEI O EXAME E VI POSITIVO EU QUIS MORRER! ME CULPAVA MUITO E CULPEI TAMBÉM O MARIDO.
    COMEÇOU A VIR TODAS AS NOITES MAL DORMIDAS, FEBRE, CHORO, ENTRE OUTRAS COISAS QUE PASSEI COM MANUELA ( QUE OPEROU DA SINÉQUIA COM UM ANO).
    DEI INÍCIO AO PRÉ-NATAL E CONFORME FOI PASSANDO FOI ACOSTUMANDO E CHEGUEI A FICAR FELIZ. PASSEI TODAS GESTAÇÃO DE REPOUSO, TIVE PRÉ ECLÂMPSIA A PARTIR DA 22 SEMANAS E NA 27 DESCOBRIMOS QUE MATEUS VIRIA FOI UMA FELICIDADE (CONFESSO QUE QUERIA OUTRA MENINA).
    TOMEI INJEÇÃO PRA AMADURECER O PULMÃO DELE E NASCEU PRE-MATURO MAS, BEM SAUDÁVEL . PASSAMOS POR RISCO NO PARTO , A PRESSÃO SUBIU E NESSA HORA PENSEI NA MINHA MANUELA.
    COM UM MÊS MEU SEIO REJEITAR E TIVE DE PARAR AMAMENTAÇÃO. COM QUASE DOIS MESES DE MATEUS, VEIO A NOTÍCIA PELO MÉDICO : VOCÊ ESTÁ COM DEPRESSÃO PÓS PARTO!!
    EU SENTIA MUITO MEDO , ANGÚSTIA, DEIXEI DE GOSTAR DE COISAS Q NÃO VIA SEM, AFLIÇÃO, SONO, CANSAÇO , CHORO EM EXCESSO, DESANIMO, EMAGRECI 20 KG E PERDI A FOME E JUNTAMENTE A PACIÊNCIA COM MATEUS. EU CUIDO DELES, MAS, NÃO COMO CUIDEI DE MANUELA.
    ESTOU FAZENDO TRATAMENTO , ELE NASCEU EM AGOSTO , MAS EU FIQUEI COM VERGONHA DE CONTAR DE MEU ESTADO (SAÚDE) , PORQUE NÃO SÃO TODOS QUE COMPREENDEM. EMBORA, EU ESTEJA COM DEPRESSÃO PÓS PARTO , EU CUIDO DO BEBÊ E SEGUNDO MÉDICO É BAIXA ( %) DAS MAMÃES QUE QUEREM MATAR O BEBÊ, NÃO QUEREM VÊR OU ALGO ASSIM...
    AINDA NÃO DESCOBRIMOS AS RAZÕES DA DEPRESSÃO.
    SÓ SEI DE UM CERTEZA, QUE NÃO ESTAVA PREPARADA. MEU MARIDO TRABALHA FORA, CHEGA NOITE CANSADO E NÃO CONSEGUE DAR ATENÇÃO PRA NÓS 3. MORAMOS LONGE DA FAMÍLIA E NÃO TEM NINGUÉM PRA AJUDAR, TEM DIAS QUE NÃO TOMO REMÉDIOS , POR DAR SONO E SE EU DORMIR : QUEM CUIDA DAS CRIANÇAS?
    EU ( QUE IRONIA) SOU PROFESSORA, NA MAIORIA FIQUEI COM BEBÊS DE 1 A 2 ANOS. E HOJE NÃO CONSIGO ME ORGANIZAR, AJEITAR AS COISAS, NEM DAR ATENÇÃO PARA NADA...
    FICO COM SENTIMENTO DE CULPA DE TÊ-LO COLOCADO NO MUNDO, TEM DIA QUE QUERO SUMIR E TEM DIA QUE NÃO SEI O QUE SINTO PELOS MEUS FILHOS. MINHA CASA VIVE BAGUNÇADA E O QUE POSSO DIZER DISSO: SÓ TENHA FILHO ( 2 ) SE TIVER PREPARADA EMOCIONALMENTE , TEMPO, DISPOSIÇÃO, LADO FINANCEIRO TAMBÉM CONTA E PACIÊNCIA!!
    EU FICO PERDIDA TODOS OS DIAS......

    BJIM


    ResponderExcluir
  79. Gente, Quero mto ter um 2º filho. E engraçado que essa vontade surgiu repentinamente, não sei se isso é um sinal, até porque eu já tinha desistido dessa idéia, pois a vida da génte, mulher, é mto corrida. Mas eu, por ser sozinha, acredito ser mto egoismo da minha parte nao pensar na minha pequena e deixá-la sem irmãos. Decidi que esse ano ainda meu 2º presente vai chegar!

    ResponderExcluir
  80. Olá, sou a jackie, tenho um baby de 2 anos e faz tempo que quero ter outro e vou fazer de tudo para engravidar esse ano. Desde mocinha sempre sonhei em ter uma família grande, mas grande mesmo, pensava em ter 5, 6 filhos. Sempre achei tudo de bom essas famílias, acho que porque a minha é mt pequena, eu e minha mãe. Bom, hoje já penso que esse numero não deve ser, pois deve-se dar toda uma estrutura para um bebê como tempo e o financeiro, sendo assim reduzi pela metade esse número, sim ainda quero ter 3 filhos, esse ainda é um numero bom e vou ter condições de criá-los. Obrigada pela oportunidade de desabafo, e boa sorte a todas vcs que queiram mais um filho.

    ResponderExcluir
  81. Estou gravida de + ou - um mes e estou com muito medo... tive o meu primeiro bebe a um pouco mais se 3 meses e ele nasceu morto por um erro medico...
    Estou muito feliz por estar gravida novamente, meu marido, minha mae e meu pai tambem pois ainda nao contei para outras pessoas...
    Estou com depressão pela perca do meu primeiro bebe e ate tentei me matar a algumas semanas pois estou sofrendo de mais... sou mae de segunda viagem mais nao sei oq e dar mama, banhos, trocar fraldas, passar noites sem dormir e isso me dexa muito assustada... E o fato de eu ter passado 17 hrs de trabalho de parto sentindo muita dor tambem... E ainda tem o fato de meu filho ter morrido por erro do monstro q se diz medico... Estou muito feliz mesmo mais esse medo e insegurança estao me deixando loka :/

    ResponderExcluir
  82. Eu sempre quis ser mãe, e Deus me deu meu menino, q hj tem 1 ano e 5 meses, eu e o pai dele nos separamos quando estava c 7 meses de barriga, a uns 4 meses decidimos tentar voltar, já q ele nunca foi um pai presente parayee um contato c o filho e pq ainda gostava dele, mas ñ deu, ele continuava o mesmo de antes, so q para minha surpresa estou gravida e desesperada, assustada e sozinha :( 1 eu aguento sozinha mas 2... Vou ter q aguentar, mas to bem apavorada e meio desiludida...

    ResponderExcluir
  83. Tenho uma filha de 06 anos (do meu primeiro casamento), tenho 30 anos, morro de vontade de ter um filho com meu marido atual, mas ele toda vez fala que não é a hora, como também já falou que não quer ter filhos. Não sei o que fazer!!

    ResponderExcluir
  84. Tenho uma filha de 06 anos (do meu primeiro casamento), tenho 30 anos, morro de vontade de ter um filho com meu marido atual, mas ele toda vez fala que não é a hora, como também já falou que não quer ter filhos. Não sei o que fazer!

    ResponderExcluir