5 de fevereiro de 2008

Rotavírus


Este negócio feio aí do lado é o famigerado rotavírus. Você que está para ter seu bebê vai ouvir falar da vacina contra o rotavírus muito cedo. Aos dois meses o pediatra vai falar que seu nenê vai ter que tomar 6 vacinas, a famosa Penta + rotavírus.

Vou contar minha história para você.

Aos 2 meses e alguns dias a Bia foi tomar estas vacinas. A contra rotavírus é uma vacina única (só existe um tipo), tomada via oral em 3 doses espaçadas por dois meses cada e pode ser tomada no posto de saúde gratuitamente. Tomada juntamente com a tal da penta, você será alertada sobre os efeitos colaterais: vômitos, diarréia e febre.

Depois de 24h a Bia começou a ter febre, um pouco depois diarréia e em seguida vômito. Ligamos para pediatra e ela disse: "reação às vacinas".

Depois de 48h, os sintomas só pioravam e foi a hora de ir para o hospital onde passamos 10 dias internados com a Bia.

Foram os piores 10 dias da minha vida. Seu bebê com 2 meses de idade, precisando tomar soro, mais de 20 picadas com agulhas na tentativa de achar uma veia de acesso para a hidratação. 20 diarréias por dia e vômitos.

Foi tudo muito estranho, uma sensação de que as horas não passam, descobrimos que outras dois bebês estavam internados com a mesma virose e ambos tinham tomado a vacina dois dias antes de apresentarem os sintomas.

Fui pesquisar a respeito da vacina e descobri que a mesma começou a ser aplicada em 2006. Apesar dos testes terem sido iniciados em 2000, me parece que é um produto muito recente cujas versões anteriores apresentaram problemas e, por isto, cheguei a conclusão que em vez de prevenir a tal vacina foi a causadora da doença.

A vacina inclusive tem como reações adversas uma tal de invaginação intestinal que algumas vezes precisa de intervenção cirúrgica para ser tratada. Um negócio destes me parece um atentado a saúde e para que? Para que as crianças do terceiro mundo tenham mais chances de vida. Como assim? Eu explico!

Até 2006 ninguém tomava esta vacina no Brasil. Como este vírus causa desidratação devido à diarréia e vômitos e desidratação é uma das maiores causas de óbitos, o melhor é que se fuja desta doença. Mas quem fica desidratado hoje em dia?!? Exatamente as pessoas que não tem acesso a saúde. Quem pode ir ao hospital e ser atendido vai receber soro e será devidamente hidratado, mas quem não pode ter este luxo, de fato, morre.

Em linhas gerais, eu cheguei a conclusão que esta vacina serve apenas para aumentar as chances de pegar rotavírus logo no segundo mês de vida. É importante estar imunizado contra este maldito vírus? Sim, é! Mas na minha opinião é melhor tratar do rotavírus quando seu nenê já está maior do que com 2 meses de idade.

Esta vacina é tão estranha que não pode ser de forma alguma ser aplicada antes de um mês e quinze dias e nem depois de três meses e sete dias.

De qualquer maneira, minha dica é: "converse bem com o pediatra sobre esta vacina, e veja os sintomas e riscos envolvidos em tomar ou não tomar este experimento"

Algumas informações mais detalhadas podem ser encontradas clicando aqui.

No próximo episódio devo contar sobre os primeiros tombos da Bia e a expectativa envolvida neste processo de pancadas, roxos, arranhões e nesta vontade louca que os bebês tem em lamber o chão, chupar o carrinho de supermercado e tentar contrair novas modalidades de doenças a todo o custo.

24 comentários:

  1. Achei ótimo você colocar todas essas informações sobre o rotavírus. O estranho é que nos EUA, onde ele nasceu, disseram que não era necessário tomas. Meses depois, nos mudamos para o México, onde a pediatra disse que era muito necessário... pensei um pouco e permiti, quando tomou a vacina o Tomás estava com 6 meses e não teve reação alguma, ainda bem! Mas vacina que mais me causou pânico foi a MMR relacionada a casos de autismo! Mas isso já é outro post, né... Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sikora
    Então
    A vacina contra rotavírus é um pouco mais velha que isso. Já existia (particular e cara) em 1998, quando eu era editora de uma revista de grávida... Ela na verdade protege pouco, acho que é coisa de 50% dos casos (pelo menos foi o número que guardei) e por isso, as crianças não ficam exatamente protegidas. As vacinas contra virus, até onde consegui entender (e olha que já fiz algumas dezenas de entrevistas com médicos sobre isso) são bastante críticas.
    Primeiro: protegem, sim. Segundo: nunca conseguem dar conta de todas as variantes do vírus. Os bichinhos são valentes: mudam na velocidade da luz. Resultado é que a gente cuida de um lado e eles vão por outro.
    sueli: cada país tem uma política de vacinação e controle de pandemias e epidemias, por conta exatamente das condições locais. Então é mais que natural que cada país por onde vcs passem dê uma recomendação ao Tomás.
    E as tais "reações" podem, até onde sei, ser coincidência... mas isso e assunto pra outro post. Vou recolher as informações de vírus e fazer um material bem bacana lá pro Desabafo...

    ResponderExcluir
  3. Quando estava procurando informações sobre esta vacina para dar a minha filha, encontrei algusn textos falando que esta vacina só está sendo dada na América Latina, que não é segura e que nós estamos na realidade a testando, além de falar de todos os efeitos indesejados. Não sabia se procedia ou não, mas fiquei horrorizada e como o pediatra da minha filha tem uma postura cautelosa com algumas vacinas, preferi não dá.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sikora,
    Vou contar a minha experiência. Em 2005 conversando com a pediatra sobre as vacinas que não estavam no calendário do Ministério da Saúde( ou seja eram pagas ) mas que eram importantes, ela me aconselhou que se pudesse, e nessa ordem, vacinasse as minhas filhas : Pneumocócica, meningocócica e rotavírus.
    Elas tomaram as vacinas recomendadas e não tivemos nenhum problema. Especificamente a vacina do rotavírus foi aplicada em 2005 quando ainda era particular e elas não tiveram nenhuma reação. Na época fiz uma pequena pesquisa sobre a doença e sobre a vacina e o que me chamou a atenção foi que 30% das internações infantis por diarréia em países em desenvolvimento (que é o caso do Brasil) eram devido ao rotavírus. Coincidência ou não, minhas filhas hoje têm 2 anos e 5 meses e nunca tiveram nenhuma diarréia ou gastroenterite.
    Cabe também ressaltar que em notícia recente (Novembro 2007) divulgada pela Agência EFE, cientistas filandeses também recomendam a vacina.
    A notícia pode ser consultada em http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL189419-5602,00.html

    Abraços
    Laura

    ResponderExcluir
  5. Minha filinha está com quatro meses e temos uma pediatra que aconselha tomar todas as vacinas possíveis!!! Entretanto começamos a frequentar uma médica adepta à homeopatia que diz ser desnecessário esse turbilhão de vacinas e junto com elas vírus e bacterias no corpo de nossas crianças. Me explicou também que muitas vainas (como rotavírus) protegem pouco, e os benefícios por vezes não valem a pena. O fato é que após tomar as vacinas aos dois meses ( entre elas o rotavírus) minha pequena passou mais de dez dias com diarréia. A sorte é que foi moderada e conseguimos tratá-la apenas com soro caseiro para evitar a desidratação. Hoje me pergunto até quando vale a pena essa corrida frenética por tantas vacinas.

    ResponderExcluir
  6. Essas experiencias devem ser sempre divididas mesmo..tive minha primeira filha a 50 dias,a Marcela nasceu de 36 semanas,simplesmente a bolsa rompeu foi uma gestaçao tranquila e maravilhosa,passei 12 dias com ela no hospital,4dias na cti e mais 8 em foto terapia por causa da ectiricia,q é outra "doença"em que os pais ficam desesperados pois nao ha "cura" tentei sol,luzes td e minha filha cada dia mais amarela ate por conta propria de tanto estudar a respeito tirei o leite materno,foram 36 horas para a bilirrubina (pigmentaçao causadora da ectiricia)passar de 17 para 10,depois de tanta correria veio a dita rotavirus,no hospital eu e a Marcela(meu bebe) estavamos com mais uma maezinha no quarto com seu bebe prematuro..nos tornamos amigas sai do hospital e ela ficaria por mais uma semana,nesta semana o bebe dela estava completando 2meses entao ele tomou a rotavirus,adquuiriu a doença,teve q fazer uma cirurgia no intestino e veio a falecere,entao chegada a hora da Marcela tomar a dita rotavirus fiz varias pesquisas enclusive com opinioes de varios medicos e cheguei a seguinte conclusao:Nao é aconselhavel!!!só nós maes sabemos da importancia q nossos filhos tem por isso é muito importante essa troca de experiencias.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,
    minha filha tomou a 1a dose no dia 28/5. Eu estava em dúvidas em dar ou não a vacina, resolvi dar e me arrependo profundamente. Até hoje, quase 2 meses depois, ela apresenta sangue nas fezes, as tais gotinhas, listrinhas, 'as vezes mais, 'as vezes menos, 'as vezes 2x por dia, 'as vezes 1x a cada 2 ou 3 dias. Fizemos ultrassom do abdome, exame de sangue - esses não deram nada. No exame de fezes, feito há poucos dias, constatou-se presença de rotavírus, sangue oculto e leucócitos. Troquei de médico 4 vezes, ninguém sabe o que fazer! O que me tranquilizou é que todos me asseguraram que não é caso cirúrgico (fui tb a um cirurgião pediátrico). Gostaria de compartilhar experiências com quem teve seu filho com reação assim, tão longa... Estou desesperada...
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. ola, minha filha tem 4 mêses tomou a vacina e apresentou os mesmos sintomas já citados!!!

    ResponderExcluir
  9. Minha filha tomou a primeira dose aos dois meses no dia 24/11/2010,teve febre durante dois dias e até hoje apresenta muco e sangue nas fezes. Falei com a pediatra e ela disse que poderia ser fissura anal por pressão de gases e fezes,porém não acredito nisso porque minha filha só começou com os sintomas após a vacina. No dia 03/01/2010 retornaremos à pediatra para fazermos alguns exames,até agora não tive uma resposta convincente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Não importa que a pesquisa tenha sido feita com 60 ou 70 mil crianças... O fato é que centenas de crianças estão sendo prejudicadas com essa porcaria de vacina,sem contar o sofrimento das crianças. Quantas mães, por falta de informação ou curiosidade não relatam suas experiências? São números que fazem falta em nossa somatória de indignação contra essa maldita vacina. Sabe o motivo de tanta revolta? Minha filha de 2 meses,tomou essa porcaria e esta´com o ânus todo machucado(tipo uma flor),ela chora muito, quando começa sentir vontade de evacuar,são dezenas de trocas de fraldas e sofrimento de ambas as partes. Sou mãe de um menino de 13 anos,ele não tomou esse diabo de vacina,e não lembro de ter passado por tal situação com ele. Tirem como exemplo a nós mesmos.Na nossa época ninguém não tomava esse tanto de vacina,tão pouco a rotavirus. Quem conhece alguém que morreu com diarréia? Nossas mães faziaM o velho soro caseiro,água de coco,um suquinho de goiaba... E pronto! Lá estavamos nós,prontos para outra. Uma coisa está decidido: Ela não toma mais nenhuma dose. Meu filho não tomou, e graças a Deus,vai muito bem obrigado! Então... não vem ninguém com essa história de mãe ignorante ou é bom pra isso ou aquilo. EU QUE SOU A MÃE E SEI O QUE É MELHOR PARA OS MEUS FILHOS!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, meu Bebê tomou essa vacina à quase um mês e desde então tem sido um pesadelo: tem cólicas horríveis, muco e sangue nas fezes... Chegou atée a ser internado com suspeita de invaginação intestinal, de que fosse uma virose... Até que nesta semana levei-o a um gastro que me disse que não era a primeira criança que ele atendia que tinha esses problemas devido à vacina. Princiipalmente se for uma criança alérrgica ao leite de vaca, como é o caso do meu filho, que já têm o intestino mais sensível. É absurdo esta vacina estar no calendário obrigatporio de vacinação... Ninguém sabe oq ue fazer com o meu filho... Estou quase louca de ver o sofrimento dele...

    ResponderExcluir
  12. nossa hj levei meu filho pra vacinar e a mulher do posto não havia anotado o dia de retornar pra tomar a outra vacina e eu sem tempo trabalhando o levei hj pra saber se estava tudo certo com as vacinas pq não conheço muito sobre isso, ela me deu um sermão me ameaçou chanmar o concelho tutelar por q o bebe perdeu de tomar a rota virus essa vacina, e vejo q muitos dizem mal dela, ele tomou a primeira dose, mas como perdeu a segunda fiquei preocupada com isso,mas vendo comentarios vi q não é nada de mais, é importante mas vejo q pra alguns ela atrapalha estou mais calma,e de agora em diante vou prometer não atrasar mais as vacinas mesmo q tenha de faltar no serviço.

    ResponderExcluir
  13. realmente essa vacina é um pesadelo!!meu filho toumou segunda feira...teve febre, nao quis mamar!!e hoje...quarta feira ele ainda nao está mamando direito e o pouco que mama coloca p fora.
    Fora as fortes colicas q ele está tendo, o coitado mal tinha colica e depois dessa vacina tem colicas horriveis que fica inconsolavel, chorando sem parar, inquieto!!A segunda dose ele nao vai tomar!!!

    ResponderExcluir
  14. Essa vacina é o cão chupando manga! Evitem ao máximo esta vacina. Meu filho estava bem saudável, depois que tomou a rotavírus piorou muito, com forte dores intestinais, chora toda hora, tem cólicas horríveis e fica inquieto. O Brasil não tem base cientifica nenhuma para implantar esta vacina. Estamos sendo cobaias do primeiro mundo e desenvolvendo vírus cada vez mais resistentes.

    ResponderExcluir
  15. To revoltada com essa vacina , ja faz dois dias que minha filha não faz coco e td mundo diz q é normal, mas ela chora de dor... chorar de dor não é normal.... nem sei se vou dar a segunda dose...

    ResponderExcluir
  16. Moro nos EUA , no estado da Virginia e minha filha de 4 meses tomou a vacina contra o rotavirus à 4 dias e está tendo as mesmas reaçōes faladas, cólicas fortíssimas, teve febre e soltou o intestino, meus bbs são gêmeos o menino por opção do médico não tomou a vacina pois tem refluxo e poderia piorar o quadro, ambos tomaram a penta + pneumo e hib , mas só um dos gêmeos q tomou a rotavirus esta com reação ! Aqui no primeiro mundo tb acontece, só sei q nunca mais deixo aplicar o rotavirus.

    ResponderExcluir
  17. Como não vi este blog antes... Meu filho tomou semana passada esta vacina (3º dose) e, ontem fui parar no Pronto Socorro por causa de suas dores abdominais intensas e não sabia o porquê, agora acredito realmente que seja a vacina. As tres doses aplicadas foram difícies, muito coco verde de dor de barriga por mais de 1 mes. Ainda mais por se tratar de ser um bebe com alergia ao leite de vada e ter o intestino mais sensível.

    ResponderExcluir
  18. O meu bb de 2 meses tb tomou e teve febre alta gemia direto vomiti diarreia e dava do de ver o meu fofinho com o semblante tao triste e agora lendo esses relatos decidi nao vou dar mais nenhue ma dose. Nasci em 1990 nunca tomei essa vacina e hoje estou viva.

    ResponderExcluir
  19. olá, meus amigos levei ontem meus gemeos para tomar 02 vacinas nas pernas , na hora eles dormiram ,ha ,depois que acordoram choraram sem parar mas por enquanto só estão resmungando bastante srá que demora para eles ficarem bons , eu fiquei com dó mas se nós ´naõ levarmos eles para vacinar depois nós somos culpados de tudo que acontecer , hoje em dia tem varios tipos de médicos , eu vou passar um pomto positivo para todos os pais e mães , temos que levar e confiar em deus , um abraço a todos que deus abençoe , é só ter paciencia e cuidar com amor que ja eles estão rapazes e moças e se deus quiser vão dar muita alegria para nós , nós temos um casal de gemeos e um filho lindo de 07 anos é nossa alegria da casa

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Na última quinta-feira, levei meu bb para tomar algumas vacinas e ele acabou perdendo a segunda dose da rotavírus, pois esteve gripado e com febre, não podendo tomar antes. No entanto, ele tomou a pentavalente e a pneumo, além da pólio. No total, foram duas injetáveis, uma e cada perninha, mais a gotinha. A pentavalente dói muito e costuma ser acompanhada também de febre e vômitos. Mas, graças a Deus, meu bb reagiu bem, pois o pediatra dele me orientou a dar paracetamol quarenta minutos antes da pentavalente, e assim ele não teve febre, além de amenizar a dor. Outra dica é, assim que chegar em casa, fazer compressas de água gelada na perninha do bb, depois dá um banho morninho e passar (somente em volta da picadinha da agulha) uma pequena quantidade de uma pomada à base de mentol e salicilato de metila, a bengué. Ele vai dormir bem melhor, pois alivia muito a dor. Depois que passamos a fazer isso, não tivemos mais problemas com as reações dessa vacina e no dia seguinte, nosso bb já estava até brincando. Dá muita peninha mesmo, mas temos que fazer nossa parte, para evitar problemas maiores no futuro.

    ResponderExcluir
  21. Olá,eu acho muito importante que as crianças tome a vacina contra o rotavírus!Infelizmente eu presenciei o falecimento da minha sobrinha de apenas 1 mês de vida por causa do rotavírus,mães não deixem de dar a vacina e por qualquer causa vc ter deixado de dar a vacina do rotavírus e o bebê ficar com os sintomas da doença,lembre-se leve imediatamente para qualquer hospital ou posto de saúde próximo de casa nunca medique os seus filhos por conta própia! Mais peço por favor que vocês não deixem de dar a vacina o mais rápido possível,pois você vê que o bebê ou a criança morreu por um descuido é a pior coisa,pois quando as mães já ganham os bebês ele dão um folheto de que vacinas iram ser aplicadas na criança ao longo do tempo e nesse folheto esta escrito a do rotavírus,então não é a toa que ela esta escrito ali,é por que mata mesmo!Desculpa esta assustando vocês mães aqui,mais como eu não quero que nenhuma família passe oque eu passei á um mês eu estou alertando.

    ResponderExcluir
  22. MÃES,EU DEI A VACINA ROTAVÍRUS EM MEU BEBE.MAS NÃO!!PRETENDO DAR A SEGUNDA DOSE,EM MEU BABY.MESMO QUE AS ENFERMEIRAS VENHAM A RECLAMAR,POIS QUEM ESTA CORRENDO O RISCO DE PERDER O SEU NENÊ OU DE PRESENCIAR O SOFRIMENTO DO SEU FILHO SÃO VOCÊS(NOS MÃE,POIS DIGO MAIS O MEU PRÍNCIPE TOMOU A MALVADA DA ROTAVÍRUS COM 2 MESES..E ATE HOJE NA DATA PRESENTE ELE CONTINUA SOFRENDO COM DORES FORTE DE CÓLICAS,MUITO GASES E SEMPRE FAZ COCÔ ESVERDEADO,E ACORDA SEMPRE GRITANDO POR CAUSA DA DOR NA BARRIGA.E ELE NÃO TINHA ESTES SINTOMAS ANTES DE TOMAR A VACINA ROTAVÍRUS!!!E ALEM DE TUDO SE VOCÊ MÃE TOMAR CUIDADO COM O SEU FILHINHO ELE NÃO PEGARA O MALVADO VÍRUS E SÓ EVITAR QUE ELE OU O IRMÃOZINHO LEVE COISAS SUJAS PARA BOCA,PRINCIPALMENTE SE O PEQUENO HERDEIRO NÃO FOR PARA CRECHES OU ESCOLINHAS NÃO HÁ NECESSIDADE DELE TOMAR A VACINA ROTAVÍRUS..NESTE CASO A MELHOR VACINA E O SEU AMOR E DEDICAÇÃO COM O SEU ANJINHO E SIM SEMPRE HIDRATAR-LO COM SUCOS ÁGUA SE POSSÍVEL ÁGUA DE COCO OU SORO CASEIRO.MAS ESTA E A MINHA OPINIÃO SOBRE O AMOR DA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  23. BOM DIA ESTOU COM MEU SOBRINHO DE 4 MESES QUE TOMOU A VACINA ROTAVÍRUS ESTÁ HOSPITALIZADO A 3 DIAS PARA NOS DEIXA MAIS PREOCUPADA É QUE O PLANO DE SAÚDE NÃO LIBEROU A INTERNAÇÃO, ALEGANDO COM SEMPRE ESTÁ BENDITA CARÊNCIA ELE ESTA EM HOSPITAL PUBLICO.GENTE DO NOSSO BRASIL CUIDADO COM ESTÁ VACINA.

    ResponderExcluir
  24. olá gente minha bebe esta com 4 meses e tomou esta vacina rotavírus na sexta feira ,hoje é terça feira e ela continua com dores abdominais e com o intestino solto.tadinha da uma dó ver ela sofrendo de dor. pior é que se a gente não levar para tomar a proxima dose chamam a policia e o conselho tutelar para gente.não sei o que fazer..indignada..

    ResponderExcluir