22 de setembro de 2007

As fases de nossos filhos

Viver o AQUI e o AGORA é o segredo de viver bem durante qualquer coisa que passamos na vida. Faz já algum tempo que eu faço isso e tenho obtido bons resultados. As mães, então, devem tentar exercitar isso muito mais que as outras pessoas. Nossos bebês crescem muito rapidamente, as fases de transição que eles passam são muito freqüentes, tais como, as fases de tirar a chupeta, como bem lembrou a Marlene Albuquerque no seu desabafo de ontem quando escreveu “... confesso que fico com tanta pena, além do que, a chupeta dele me remetia a um bebê, e cada vez mais percebo meu filho grande, independente e me dá uma saudade dele pequenininho...”; as fases de tirar as fraldas, fases da birra e de impor limites, da alfabetização, da pré-adolescência, da adolescência, que o diga Andréa Barreto Martins da Poça, que em seu desabafo desta semana pede socorro: "Quero o meu neném de volta!".
Em todas estas fases, lá vamos nós sempre correndo atrás, descabeladas tentando nos adaptar da melhor maneira possível e muito rapidamente às novas fases de nossos filhos. Temos que recebê-las, aproveitá-las e deixá-las ir.
Sim, é provável que vamos sentir um pouco de saudade dos nossos bebezinhos, como a Marlene e a Andréa mencionaram, mas eles crescem mesmo e ainda estamos por aqui pertinho, mesmo que às vezes tenha que ser um pouco de longe, como observadoras disfarçadamente ativas.
Nunca me canso de repetir, como mencionei no meu plano de recuperação de mães descabeladas que eu escrevi em meu blog, devemos viver o aqui e o agora e acostumar-mos a dizer a nós mesmos que estamos fazendo nosso melhor possível para ajudar nossos filhos naquele momento. É um pensamento tranqüilizador, libertador e que ajuda a nos manter sempre no tempo presente de corpo e alma para resolver quaisquer situações de conflito.
Como a própria Andréa conclui também no final do seu relato de mãe de adolescente: “Coragem, mães de adolescentes. Pois essa fase vale a pena ser vivida! É tão somente mais uma fase na vida de nossos filhos!”.
Eu reforço, porém com uma pequena adaptação:

”Coragem para todas nós em todas as fases de nossos filhos!”


LEMBRETE - O dia da criança vem aí, lembrem-se de conferir bem os brinquedos para as suas crianças.Continue conferindo a Lista dos brinquedos defeituosos da Mattel. Faça suas trocas. Eu já providenciei. Fique atento às notícias a respeito dos brinquedos defeituosos da Mattel e da Gulliver. A Simone Zelner do Blog De tudo um pouco fez uma observação bem interessante esta semana em seu texto Chega de "tudo bem" sobre a questão do conformismo de algumas mães diante de problemas como este dos brinquedos.


Fique atento! Bom final de semana.

UPGRADE: O Desabafo de Mãe foi um site criado em outubro de 2006 e março de 2010, que esteve ativo pelo período de 20 meses. Agora não existe mais e as idealizadoras do site são as autoras deste blog. Por isso, os hiperlinks sobre o site estão desativados e não funcionam.

Um comentário:

  1. Aline...
    É verdade, também acredito que cada fase deve ser aproveitada ao máximo.
    Eles além de crescerem rápidos, se sentiram mais felizes se pudermos sempre contribuir com as "novidades da vida", por mais difícil que seja para nós.
    E fala se não da uma saudade imensa de ter aqueles bebes em casa!!
    Beijos

    ResponderExcluir